Notícia

Política - 01/03/2012 - Crissiumalenses estiveram com Deputado Marcon pedindo liberação dos recursos empenhados no Ministério da Integração Nacional


Vice Prefeito Carlos Grun, vereador Zorzo e secretário de planejamento Iran participaram da audiência

O deputado federal Marcon (PT) esteve reunido na terça-feira, 28, no Ministério da Integração Nacional com o Secretário-Executivo, Alexandre Navarro, e o Chefe de Gabinete do Ministro, Gelson Albuquerque, reivindicando projetos para prevenção de desastres naturais e solicitando de liberações de recursos das secas dos últimos meses no RS e enxurradas.

 

"O RS é um Estado que se caracteriza por essa diversidade climática, existem municípios que decretaram emergência por enchente em um mês e, no outro mês, por seca. Medidas urgentes de prevenção precisam ser tomadas para que não tenhamos que mês a mês estar junto aos prefeitos com "pires" na mão pedindo recursos", comentou Marcon.

 

O Secretário Navarro salientou o esforço que o Ministério tem feito para dar agilidade aos pedidos, mas diz que o grande empecilho são os limites de recursos para desastres naturais.

 

Acompanharam a audiência os Vice-Prefeitos de Nova Ramada, Marcus Bandeira, de Crissiumal, Carlos Grün, o Secretário do Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Alzir Bach, do município de São Sebastião do Caí, o Secretário de Planejamento de Crissiumal, Iran Trentin e o Vereador crissiumalense Ivano Adelar Zorzo.

 

O deputado federal Marcon também acompanhou reuniões da AMUCELEIRO com o presidente da Câmara, Marco Maia, o Ministério da Integração Nacional e o Ministério do desenvolvimento Agrário, Ministério das Cidades e também na Casa Civil, a fim de pedir recursos para políticas estruturantes que previnam os problemas causados pela seca.

 

De acordo com Marcon, “é preciso que os ministérios se unam para a destinação de recursos para projetos como: construção de poços artesianos e rede de distribuição de água para que, ao menos a água para beber, as pessoas tenham”, declarou o parlamentar.

 

Os 21 municípios que compõe a AMUCELEIRO tem sofrido constantemente com as
intempéries climáticas, que causam quedas significativas na produção, e afetam especialmente a pequena propriedade que fica sem meio de subsistência.

 

 

Fonte e Foto: Assessoria de Imprensa do Dep. Marcon / Guia Crissiumal 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos