A safra promete ser uma das melhores dos últimos anos, com expectativa de boa produtividade e comercialização
Os produtores do Grande Santa Rosa e Missões iniciaram esta semana a colheita dos 643.000 ha da cultura. Já se encontra colhido em torno de 1 % do total.
A safra promete ser uma das melhores dos últimos anos, com expectativa de boa produtividade e comercialização.
Porém, existem alguns fatores que podem influenciar na produtividade e que neste momento nada podemos fazer, como é o caso da estiagem ou aplicações fora de época recomendada para o controle da ferrugem, que irão propiciar diminuição do peso dos grãos a serem colhidos.
Outro fator a ser considerado são as perdas no momento da colheita e transporte. Temos visto que muitas lavouras, após a colheita, tem muito mais plantas nascidas do que quando do plantio, 40 grãos por metro quadrado significa uma perda de 60 kg/ha.
Lembramos aos produtores que, tendo em vista o ótimo desenvolvimento vegetativo da cultura, temos de redobrar os cuidados na regulagem da colheitadeira.
Quanto a qualidade do grão a ser colhido, temos visto que onde a lavoura foi bem conduzida, principalmente quanto aos tratamentos com fungicida, os grãos são de tamanho totalmente diferentes das lavouras com incidência de ferrugens.
Portanto, devem redobrar os cuidados quando a lavoura for colhida por terceiros, para que os operadores regulem a máquina de acordo com as condições encontradas.
Cuidados durante a colheita:
Operar a colheitadeira entre 3 a 5 km por hora
Ajustar a velocidade e altura do molinete
Ajustar o côncavo e velocidade do cilindro
Trabalhar com a barra de corte o mais próximo possível do solo
Ajustar as peneiras e saca palhas
Fonte: EmaterTweet |