Notícia

Política - 28/12/2010 - Vereadora de Humaitá pode ser cassada dentro de 90 dias


Vereadora mais votada na última eleição municipal de Humaitá, pode perder o cargo em três meses

Na última quinta-feira, dia 23, às 7 horas, a Câmara de Vereadores de Humaitá realizou sessão extraordinária para a leitura do relatório final feito pela CPI, que nos últimos três meses investigou a vereadora Mabília Rhoden, flagrada vendendo diploma para uma pessoa que está morta há 15 anos.

A leitura do relatório na íntegra, que é composto por 29 páginas, foi concluída só depois das nove horas da noite.

A CPI que investigou Mabília é formada pelos vereadores Paulo Schwade na função de presidente; Ireno Miguel Braun como secretário, e Dalva de Azevedo como relatora. Após a leitura aos demais vereadores, o relatório foi aprovado por unanimidade.

Nesta quarta-feira, 29, às 19h, acontece outra sessão, que definirá por sorteio os três vereadores que vão compor a Comissão Processante, que durante 90 dias deverá concluir os trabalhos iniciados pela CPI.

Após este período de três meses, os vereadores (exceto Mabília) decidirão por eleição sobre a cassação da edil. Durante esses 90 dias, Mabília ainda pode apresentar defesa.

Um público de aproximadamente 30 pessoas acompanhou as mais de duas horas de leitura do relatório. A RBS TV de Santa Rosa também esteve presente. Entretanto, Mabília não compareceu à sessão.

No dia 8 de agosto, uma reportagem foi ao ar no Fantástico, da TV Globo, e mostrou vereadores desviando verbas em cursos para parlamentares. O Fantástico conseguiu comprar diplomas falsos da empresa Lunar Eventos de Humaitá. Um dos certificados saiu em nome do vereador Antônio Ferreira Alves. O documento mostra que ele esteve na cidade gaúcha de Iraí, de 21 a 24 de julho deste ano, frequentando um curso organizado pela vereadora Mabília Rhoden. Entre os temas que estudou, estão comunicação na tribuna, gramática e gestão fiscal. Ocorre que desde 1995, o vereador Antônio Ferreira Alves está em um cemitério da Grande Porto Alegre. Virou até nome de rua na cidade de Canoas.

Em troca de R$ 350,00, Mabília entregou o diploma que a reportagem do Fantástico pedira em nome do falecido. De volta a Humaitá, ela se disse surpresa ao falar com um repórter do Fantástico dizendo que não esteve em Iraí e negou a venda do certificado falso.

Na farra dos cursos para vereadores, até craque de futebol vira parlamentar. Roque Santa Cruz, artilheiro da seleção paraguaia e jogador do Manchester City da Inglaterra, e agora também aluno do curso de elaboração e gestão de projetos, da empresa Sibram, de Doutor Maurício Cardoso. O Fantástico comprou o diploma por R$ 300,00 de Ilvo Rêrs, o dono da empresa Sibram.

Colaboração e foto: Dieison Groff, Jornal Impacto Regional

Fonte: Rádio Província FM
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos