Notícia

Educação - 01/03/2011 - Unijui Suspende o FIES por tempo indeterminado


A Unijuí tem mais de R$ 9 milhões em créditos concedidos sem haver o repasse

 

A Unijuí está suspendendo temporariamente o oferecimento do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) aos seus alunos. Segundo o reitor, Martinho Kelm, a Unijuí tem mais de R$ 9 milhões em créditos concedidos sem haver o repasse por parte do governo federal. “Por isso nós, momentaneamente, interrompemos o convênio e só vamos retomá-lo quando houver esse repasse, pois esse valor significa três folhas integrais”, diz. De acordo com Martinho Kelm, a Unijuí está na expectativa de que o governo federal atualize o repasse desses valores para abrir novamente novos financiamentos, pois há uma grande demanda por parte dos alunos. “Na verdade estamos esperando desde outubro esse repasse. Não é um repasse financeiro direto, mas apenas a possibilidade de pagamento de tributos com esses créditos, então, não há justificativa para esse atraso”, afirma. De acordo com o reitor, a primeira desculpa foi o atraso burocrático do sistema. “Como o processo deixou de ser feito pela Caixa Econômica Federal para ser efetuado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, tinha essa justificativa, mas a Unijuí está no limite”, acentua, acrescentando que há um valor significativo a receber.

 

Martinho Kelm finaliza informando que tem uma reunião agendada com o ministro da Educação, Fernando Haddad. “Vamos pressionar para que haja essa atualização dos valores e para que possamos retomar a linha de empréstimo via Fies”, destaca. Conforme o reitor, mais de 2000 alunos estão sendo beneficiados atualmente pelo Fies. “A própria mudança das regras do Fies favoreceu bastante o aluno, então, poderíamos dobrar esse número se houver a regularização e o pagamento dos recursos atrasados”, informa. Martinho esclarece que o Fies é um programa que financia o valor da mensalidade devida pelo estudante à instituição de ensino. "A linha de crédito é uma boa alternativa para os candidatos que procuram ingressar no ensino superior, mas não possuem condições financeiras para tal", diz. Para ser selecionado, após realizar o cadastro o aluno tem cinco dias para validar as informações declaradas na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da instituição de ensino em que fará o curso. Se o crédito for aprovado, o estudante terá de formalizar o contrato no banco, que pode ser a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil. Para se candidatar, o aluno deve estar matriculado em cursos superiores de graduação não gratuitos, não pode estar com a matrícula em situação de trancamento e também não pode ser beneficiário de bolsa integral do ProUni. Além disso, é requisitado que a instituição tenha avaliação positiva pelo Ministério da Educação (MEC). O programa também não vale para cursos ministrados a distância.

 

Caso a Unijuí retome o Fies, terá que utilizar a nova regra, que prevê que para solicitar o financiamento estudantil, é necessário que o candidato tenha prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A resolução passa a valer para quem pretende entrar na faculdade no primeiro semestre de 2011. Os financiamentos podem ser de 50%, 75% ou até 100% do valor da mensalidade e existe um prazo de seis meses de carência para o início do pagamento. Para solicitar crédito equivalente ao valor total, a mensalidade deve comprometer de 50% a 75% da renda familiar do estudante. Outro novo benefício é o aumento do percentual de financiamento de 50% para 75% nos casos de estudantes não bolsistas do ProUni.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos