Notícia

Geral - 04/02/2011 - Surto de escorpião assusta moradores do bairro Frei Olímpio em Três Passos


A Secretaria de Saúde, no entanto, confirma que três pessoas foram atendidas no Hospital de Caridade

O bairro mais antigo de Três Passos está em alerta devido a um surto desses aracnídeos. Eles estão em todos os lugares. Nas paredes, nas camas, nos armários, nos calçados, nas toalhas, nas poltronas... Enfim, dentro de casa. É aí que mora o perigo.

No bairro Frei Olímpio, pelo menos em quatro ruas (Zeferino Brasil, Travessa Pedreira, Languiru e José Luiz Rhoden) foram detectadas a presença de escorpiões. Mas já há registros em outros locais. Informações dão conta que mais de dez pessoas já foram picadas, uma delas no rosto ao usar a toalha. Uma criança de 4 anos foi atacada quando brincava no sofá da sala. A Secretaria de Saúde, no entanto, confirma que três pessoas foram atendidas no Hospital de Caridade e uma no Posto de Saúde da Rua Duque de Caxias.

O vereador Ido Rhoden permaneceu dois dias hospitalizado por reação alérgica à picada. O acidente ocorreu há duas semanas quando o edil calçava os sapatos. 
Rhoden assegura que os escorpiões estão atacando também em outros bairros.

De acordo com especialistas, de outubro até fevereiro é a temporada dos escorpiões. Com as chuvas, eles saem dos esconderijos e acham nas casas suas defesas. E aí a ameaça está por todos os lados.
A espécie Tityus serrulatus, conhecida como escorpião-amarelo, é uma das mais perigosas. Ao ser picada e pessoa tem que correr para um hospital e receber o soro específico para conter a ação do veneno, que age muito rápido. Não se deve perder tempo com medidas caseiras. Felizmente, não é essa a espécie encontrada em Três Passos. Segundo a bióloga Sirlei Vincenzi, os escorpiões que estão apavorando o bairro Frei Olímpio são de um tipo menos perigoso. A dor da picada é intensa e muitas pessoas têm reação alérgica ao veneno.

Fonte: Difusora Celeiro
Postado: Douglas Atkienson
Vídeos