Notícia

Esportes - 31/01/2011 - Segunda-feira é dia de falar do futebol do final de semana


Pautas: Campeonato da Afucomaio, Liga dos Campeões, Festa do Máster Tupy FC e futebol profissional

 

 

Futebol local:

Não teremos rodada na Afucomaio nesta segunda-feira. A umidade do campo e as “cigarrinhas” fizeram os organizadores darem uma folga ao gramado. Que foi prejudicado na sexta-feira com praticamente dois jogos completos com chuva e ainda vem sofrendo ataques deste inseto, que termina com os gramados se não for tomada alguma atitude. Depois de duas rodadas com mais de 20 gols em cada a rodada da última sexta-feira acabou sendo a de menor número de gols. Apenas 5, e ainda tivemos os 3 primeiros 0 x 0 da competição, que até então tinha gols em todos os jogos. Mesmo assim os jogos foram de bastante emoção, e quem se destacou foram os goleiros. Claudiomiro (Motoqueiros) e Preto (Oriental) foram os protagonistas no jogo de veteranos, fecharam o gol e evitaram os gols no empate das suas equipes. Outro que teve grande atuação foi o goleiro Josué da Marcelo Motors no empate diante da ABF. E teve até goleiro fazendo gol. Com os vários desfalques o técnico Pelincho do Ouro Verde tinha apenas 7 jogadores à disposição, e escalou o goleiro Lindomar como atacante, e o “Litrão” como é chamado entre os amigos não decepcionou, marcou um dos quatro gols do Ouro Verde na surpreendente goleada sobre a Carvoaria Hauschild. Neste jogo quem se destacou novamente foi Valdo, artilheiro e melhor jogador do campeonato até aqui com 5 gols. O Grupo A tem todas as equipes com chances, mas Procel, Carvoaria Hauschild e ABF estão com sua situação delicada. Precisam vencer as duas para daí pensar nos critérios de desempate.

 

A Liga dos Campeões começa no próximo final de semana com um torneio início, desnecessário na minha opinião, já que tira uma data do campeonato em si. O Miraguai, representante crissiumalense, através do treinador Almiro dos Santos divulgou a lista oficial dos atletas da equipe na competição, lista essa que você confere no www.guiacrissiumal.com.br, um time com jogadores experientes e vários meninos. Uma mescla que costuma funcionar. Ao Miraguai boa sorte.

 

Um desfalque certo e importante do Miraguai para o início de competição é o zagueiro Diogo que lesionou com alguma gravidade o tornozelo jogando futsal. Esperamos que o amigo tenha uma breve recuperação.

 

Neste domingo estivemos participando da festividade de 4 anos do Máster Tupy FC, bonita festa, onde pudemos encontrar diversos amigos desportistas, o que sempre é bom. Além de tudo, pudemos também ver em campo diversos craques que fazem ou fizeram sucesso nos gramados da região.

 

Futebol estadual:

O Grêmio venceu o Gre-nal em Rivera. Diga-se de passagem talvez um dos gre-nais menos importantes da história do clássico, se compara aos clássicos da Copa FGF, já que todas as atenções estão voltadas para a Taça Libertadores, e mesmo jogando com equipes reservas Grêmio e Internacional se mantém na 2ª colocação em seus grupos, atrás apenas da dupla Ca-ju. Era só a FGF ter marcado os jogos dentro do grupo antes dos jogos de grupo contra grupo que o gre-nal teria ficado mais interessante e talvez com equipes principais. Mas mesmo assim um vitória no clássico sempre dá moral e é bom, além de ter reabilitado alguns jogadores tricolores que poderão aparecer no time principal como William Magrão e Bruno Colaço. Mas como já falamos em oportunidades anteriores o clássico e o estadual do RS estão completamente sem interesse, o interesse de público é quem dita isso, por que não podemos chamar de interessante um campeonato onde o principal clássico tem 5.000 pagantes. Quem me surpreende é o Juventude, que mesmo com uma equipe muito barata vem fazendo boa campanha, tem em seu elenco dois bons jogadores, Cristiano e Julio Madureira, que vem fazendo a diferença. Quem vem mal na competição é o São Luiz de Ijuí dos nossos amigos Beto Campos e Fernando, o coloradinho da colméia do trabalho não consegue enfileirar dois bons resultados e sua defesa anda fazendo muita água.

 

Alheio ao estadual o Grêmio volta a campo na quarta-feira para confirmar sua passagem a fase de grupos da Libertadores. Um empate em 0 x 0 ou 1 x 1 basta. Mas deverá vencer, jogando frente a sua torcida e enfrentando um adversário médio o tricolor é amplamente favorito. Mesmo não tendo feito um grande jogo em Montevideo. O Grêmio joga ainda sem Rodolfo que deverá ocupar um lugar certo na defesa. É muito bom zagueiro. Outras contratações ainda virão. Principalmente de um atacante.

 

O Internacional testa pela primeira vez em 2011 seu time principal nesta quinta-feira diante do Juventude pelo estadual. Segue o 4-2-3-1. Bolívar e Sóbis lesionados ficam de fora, Renan e Alecsandro finalmente perderam seus postos no time titular. Provável Inter de começo de temporada tem: Lauro, Nei, Indio, Sorondo e Kléber; Wilson Mathias, Guinazu, Tinga, Andrézinho e D”Alessandro; Leandro Damião.  Wilson Mathias guarda lugar para Bolatti ou Piriz, um dos dois será anunciado em breve, se for Bolatti é um jogador experiente, se for Piriz é uma aposta, já que é um jogador jovem. Andrézinho deve sair para a entrada de Sóbis quando este estiver recuperado. Zé Roberto também é opção por ali. Na defesa quando Bolívar retornar deverá sair Sorondo.

 

Futebol Nacional:

Assisti neste final de semana a alguns jogos. No paulistão Palmeiras começa a jogar bem e ter um esboço de time. O Santos repete 2010 e vem arrasando. O Corinthians preocupado com a Pré-Libertadores novamente não venceu. E o engessado e previsível São Paulo perdeu mais uma, desta vez o clássico para o Santos. No Campeonato carioca Flamengo, Fluminense (com uma mão e tanto da arbitragem) e Botafogo seguem vencendo. O Vasco está numa faze péssima. Com 4 jogos e 4 derrotas já está fora das semifinais da Taça Guanabara, e além disso corre risco de rebaixamento. Caso semelhante ao Avaí em Santa Catarina. Se o Vasco chegar a cair no carioca não acontecerá virada de mesa, mas acontecerá uma virada de balcão e até da sala inteira de for preciso.

 

Futebol Internacional:

Na Itália o Milan segue líder, mas a Internazionale vem chegando cada vez mais perto, principalmente depois da fantástica virada no domingo, quando perdia por 2 x 0 e virou para 3 x 2. Na Alemanha o título já pode ser dado para o Borussia, que não desperdiça chance alguma e vem empilhando triunfos. Na Espanha o Real tropeçou e o Barcelona abriu vantagem na busca pelo título.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos