Notícia

Saúde - 04/05/2011 - Santa Rosa decreta situação pré-epidêmica em decorrência da dengue


Município registra 60 casos confirmados da doença

 

Com 60 casos confirmados de dengue e outros 101 casos notificados, Santa Rosa, no noroeste do Estado, decretou na tarde desta quarta-feira situação pré-epidêmica. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde e o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) a infestação do mosquito transmissor da doença chega a 3.9%, quando o tolerável pelo Ministério da Saúde é 1%.

 

Nesta quarta-feira esteve em Santa Rosa a coordenadora estadual de combate à dengue, Rosane Prato, que participou de reunião com membros da 14ª Coordenadoria Estadual de Saúde e da Fundação Municipal de Saúde  (FUMSSAR).

 

—Fizemos uma avaliação e constatamos que não há necessidade de decretar epidemia. A concentração maior está em duas áreas isoladas do município — esclarece a presidente da Fundação, Karina Kucharski. 

 

No entanto, a presidente ressalta que o quadro pode mudar. Em virtude dessa situação, o município deu início a uma nova estratégia de combate à proliferação da doença. A FUMSSAR aliou-se ao exército e pôs em prática a Operação Arrastão.

 

Dez militares e 27 agentes de saúde auxiliam na ação, que objetiva eliminar os criadouros do mosquito e reduzir o índice de infestação. O arrastão também recebe apoio das secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Secretaria Estadual da Saúde.

 

As aplicações de inseticida também continuam. São sete equipamentos costais e um veículo motorizado que realizam o bloqueio nas áreas onde há casos notificados.

 

 

Deise Froelich | deise.froelich@gruporbs.com.br

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos