Notícia

Geral - 28/02/2011 - Parabéns Crissiumal !!!


Aniversário de 56 anos da Cidade Sorriso acontece nesta segunda-feira

 

 

Nesta segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011, comemora-se o aniversário de Crissiumal, é o dia da instalação político administrativa do nosso município, que aconteceu no ano de 1955 e o www.guiacrissiumal.com.br, trás um pouco da história desta terra, da qual tanto gostamos. Também trazemos, de dentro do nosso arquivo fotográfico fotos de locais imortalizados no nosso convívio do dia-a-dia.
No século passado, Crissiumal integrava Palmeira das Missões, era uma área inexplorada. A partir de 1930, porém, o esgotamento das terras e a elevada densidade populacional das denominadas "colônias velhas" determinou um verdadeiro êxodo para as zonas de terras ainda virgens e inicia-se a ocupação de Crissiumal. O nome adveria de "criciúma" tipo de junco abundante no local. Povoado, principalmente por elementos de origem germânica, a agricultura, a suinocultura e outras atividades tomam tal impulso que já em 1954, desmembrando-se de Três Passos, Crissiumal se constitui em município.

 
Localiza-se a uma latitude 27°29'59" sul e a uma longitude 54°06'04" oeste, estando a uma altitude de 410 metros. Sua população é de 14.726 habitantes, segundo números divulgados pelo Censo 2007. Município que conta com as águas do Rio Uruguai e que tem fronteira fluvial com a Argentina. É conhecida também pelo apelido Terra de goleiros devido aos goleiros famosos que aqui tiveram passagem, como Taffarel, que jogou no Tupy de Crissiumal, depois no Sport Club Internacional de Porto Alegre na juventude e mais tarde na Seleção Brasileira de Futebol, e Danrlei, nascido na cidade, que foi titular por 10 anos no Grêmio, e que também passou pela seleção brasileira. O Grupo de Danças Madre Paulina - GEMP - divulga o nome do município através da dança participando de festivais em todo o Brasil foi premiado diversas vezes.

Nossa economia é baseada nas pequenas propriedades rurais, onde a produção de leite, fumo e suinocultura se destacam.
Abaixo imagens de locais importantes de nosso município.

 
A vista aérea de nossa cidade extraída do wikipédia

O monumento do pioneiro, um dos cartões de visitas para quem entra em Crissiumal

 

 
O Castelo Bonotto, o maior ponto turístico de nossa cidade

Malú Calçados, que emprega mais de 500 funcionários e é a maior empresa crissiumalense

Piratini Industria Moveleira, outra grande empresa de nossa cidade.

Seminário São Miguel

Delegacia de polícia de Crissiumal


Fórum de Crissiumal

Centro de Crissiumal

Prefeitura Municipal

O maravilhoso Rio Uruguai nas proximidades das Três Ilhas
  
Estádio Rubro-Negro
Poderíamos aqui mostrar mais uma centena de locais desta bela cidade, onde podemos desfrutar do contato com a natureza e ao mesmo tempo viver com muita tranqüilidade.
A história do nosso municipio está muito ligada ao esporte ao longo dos anos, os 3 personagens mais famosos que saíram da nossa terra curiosamente são futebolístas, todos eles goleiros, Beto, o menos famoso foi o pioneiro, seus sucessores, bem mais famosos, Taffarel e Danrlei atingiram o topo do mundo esportivo, como nas imagens que podemos ver, sempre engrandecendo Crissiumal, este material nos foi gentilmente cedido por Mario e Cesar Schwingel. Também trazemos aos internautas fotos das catástrofes climáticas pelas quais passamos, como a histórica granizada de 15 de junho de 2005, e as recentes enchentes e vendavais.

O atual Deputado Federal Danrlei ainda criança e depois a volta a cidade natal depois de ser campeão da Taça Libertadores com o Grêmio, mais acima Danrlei quando convocado para a Copa América, o ápice do futebol crissiumalense, colocando dois goleiros daqui na seleção brasileira.

Taffarel ainda criança com a bola na mão, e a volta à Crissiumal em 1994, consagrado ídolo nacional e campeão do mundo com a seleção brasileira

Quem não lembra das carroceatas, promovidas por gremistas e colorados na década de 90

Fotos da granizada de 2005 extraídas de www.companhiadatrilha.com.br, da enchente de 2009 colaborou Tiago da Costa e demais fotos (vendaval de novembro de 2009) do arquivo www.guiacrissiumal.com.br
Fontes de pesquisa: Wikipédia, IBGE, Professor Mário Schwingel e Arquivo Guia Crissiumal.
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos