Notícia

Clima - 03/06/2011 - Novo tipo de nuvem é fotografado em Crissiumal


Semelhante à superfície de um mar agitado, nebulosidade não chega a irromper em tempestade

O observador da MetSul Meteorologia Clécio Ruver, do site www.guiacrissiumal.com.br, fotografou, na manhã desta sexta-feira, uma nuvem do tipo undulatus asperatus em Crissiumal, no Noroeste do Rio Grande do Sul. É um tipo de nebulosidade que tem merecido atenção desde que, recentemente, integrantes da Cloud Appreciation Society, da Inglaterra, passaram a buscar reconhecimento internacional para o novo tipo de nuvens.



Segundo o fundador da sociedade Gavin Pretor-Pinney, observar uma asperatus é como ver de baixo a superfície de um mar agitado. Acredita-se que este tipo de nuvem se forma pela mistura de duas massas de ar - uma muito quente e úmida e outra muito fria -, desenvolvendo-se no limite de ambas.



As nuvens são parecidas às de temporal, mas não chegam a irromper em tempestade. A Royal Meteorological Society de Reading, Inglaterra, abraçou a idéia de dar um novo nome ao tipo de nebulosidade. A Organização Meteorológica Mundial não classifica um novo tipo de nuvem no seu Atlas Internacional de Nuvens desde 1951.



Cientistas do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica de Boulder, do Colorado, nos Estados Unidos, garantem que estas nuvens seriam do grupo cumulus, velhas conhecidas dos meteorologistas. Já a Cloud Appreciation Society defende que as formações merecem uma subclassificação própria e sugeriu que sejam chamadas de altocumulus undulatus asperatus.

Texto: Metsul Meteorologia

Foto: Clecio Ruver (Guia Crissiumal)

 

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos