Notícia

Leite - 04/04/2011 - Notícias do cenário leiteiro desta segunda-feira 04042011


Lácteosno mundo, tendências e preços

 

 

Lácteos - O preço dos produtos lácteos no mercado internacional se localiza nos maiores níveis históricos, reflexos da uma demanda internacional sustentada exigindo cada vez mais esforços dos produtores. Incertezas no contexto global trazem volatilidade. O terremoto, seguido do tsunami e posteriormente a crise nuclear do Japão, que pode levar a uma crise alimentar sem precedentes no país, influencia negativamente o mercado, assim como as incertezas políticas do mundo árabe. Em uma economia globalizada todo acontecimento tem impacto. Mas, a capacidade do mercado se reequilibrar é muito maior e mais rápida que décadas atrás. Por isto, em um cenário instável, é bom analisar profundamente as tendências da oferta e procura de lácteos a nível mundial. (El País Digital – Tradução Livre: Terra Viva)

 

Tendências - A incerteza política não é amiga dos mercados. A instabilidade dos países árabes, que respondem por 10% das exportações uruguaias de lácteos, é fator de volatilidade. Mas, para se conseguir estabilidade política, é fundamental prover a população com alimentos. Além disso, a alta cotação do petróleo dará poder de compra aos países árabes, o que deverá refletir na demanda por lácteos. O departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) estimou que, serão exportadas para a China 400 mil toneladas de leite em pó integral, em 2011. A importação chinesa de leite em pó desnatado está crescendo à impressionante taxa anual de 22%, podendo chegar a 100 mil toneladas este ano. A demanda chinesa é impulsionada por uma popul ação que experimenta um aumento sustentado de renda, oferta doméstica escassa e desconfiança da população na produção local. E, isto é um panorama muito promissor. (El País Digital – Tradução Livre: Terra Viva)

 

Preços - Exportações de leite em pó integral da Nova Zelândia e Argentina cresceram, mas não o suficiente para compensar a projetada queda das exportações europeias. Menos ainda para cobrir a explosiva demanda da China. Prevê-se então, que os preços do leite em pó integral seguirão firmes. Os altos preços do leite em pó contribuirão para os preços também dos queijos e da manteiga. O incremento da demanda não só se registra na China, mas também em outros mercados asiáticos, que podem ser os possíveis destinos dos aumentos das exportações norte-americanas, que mantém a capacidade de elevar sua produção. Ademais os estoques de leite em pó desnatado e manteiga são limitados, tanto nos Estados Unidos como na Europa, onde eles e stão nos mínimos históricos. Este panorama incentiva os produtores de todo o mundo, inclusive os do Uruguai. (El País Digital – Tradução Livre: Terra Viva)

 

Postado: Leomar Martinelli
Vídeos