Notícia

Leite - 11/01/2011 - Notícias atualizadas do Cenário Leiteiro do dia 11


Leite/RS - A estiagem em algumas áreas do Rio Grande do Sul atrapalha a produção de leite no sul e oeste do Estado. Em Alegrete, a queda na produção chega a 30%. Nesta época, são produzidos normalmente 30 mil litros de leite por dia, segundo o secretário de Agricultura do município, Márcio da Fonseca. Neste início de ano, a produção está em 20 mil litros ao dia. Com as pastagens prejudicadas pela seca, os animais perderam peso. As áreas afetadas representam 4% da produção de leite do Estado, responsável por 12% da produção nacional, segundo a Emater/RS. (Folha de SP)

Preços/RS - Se o preço do leite longa-vida aumentar neste mês, o vilão será o clima. Os efeitos do La Niña estão causando estiagem no Sul do Estado e chuva em excesso nas bacias leiteiras de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Pelas perspectivas dos especialistas, a provável diminuição na quantidade de oferta do produto no mercado dever á elevar os preços em até 10% nos próximos 30 dias. Entre os supermercadistas, o clima é de cautela. A expectativa do gerente-executivo da Agas, Francisco Schmidt, é de que o preço possa aumentar entre 5% e 10% nas próximas semanas. Levantamento da FGV revela que em dezembro o longa-vida subiu 5,58%. Somente na semana passada houve um reajuste de 3,24%. A alternativa pode ser o leite em pó. Em dezembro, o preço teve queda de 0,53%, e 0,36%, em doze meses. (ClicRBS)

Leite/MG - Na região leste de Minas Gerais, os produtores de leite enfrentam uma situação complicada. Tem laticínio que está sem matéria prima. Uma ponte caída, isolada, um desvio provisório. Mais adiante, buracos na estrada, queda de barreiras. Se o trajeto dura muito mais que o previsto, o produto pode estragar. Isso aconteceu com 40 mil litros de leite de mais de 300 produtores rurais da região. No distrito de São Francisco do Jataí, o laticínio ficou sem matéria-pri ma. A produção de queijo e manteiga de cerca de 200 quilos por dia, caiu pela metade. (Globo Rural)

Postado: Leomar Martinelli
Vídeos