Notícia

Clima - 04/06/2011 - No dia das nuvens raras Crissiumal teve 15mm de chuva


Nuvens do tipo undulatus asperatus, muito raras, foram fotografadas em Crissiumal na manhã de sexta-feira

 

A foto do Guia Crissiumal das nuvens do tipo undulatus asperatus, feita na manhã desta sexta-feira, 03/06, ganharam as páginas do Correio do Povo, jornal com maior circulação na região sul do estado, e também repercutem neste sábado em vários sites da internet. Tudo isso por serem um tipo de nuvens bastante raras e poucas vezes vistas antes, principalmente no Brasil.

 

Na manhã de ontem notamos a formação de nuvens diferente no ar, fizemos as fotos de imediato, e enviamos para os especialistas da Metsul Meteorologia avaliarem, já que não sabíamos do que se tratava. Durante a tarde veio a resposta e de imediato a matéria já estava no site do Correio do Povo.

 

Vários crissiumalenses nos ligaram e enviaram e-mails relatando que também observaram a formação diferente e que até pensaram que poderia “desabar” um temporal. O que não aconteceu.

 

A chuva foi calma e acumulou 15mm. Tivemos uma forte incidência de raios no início da tarde, um deles inclusive causou um incêndio em Nova Candelária, onde uma residência foi completamente destruída pelo fogo, na saída para Boa Vista do Buricá, no momento em que não havia ninguém em casa.

 

A previsão do tempo indica que a manhã deste domingo será a mais fria do ano até aqui, com a temperatura média mínima de 3ºC em Crissiumal. A máxima do domingo deverá chegar aos 16ºC. A previsão indica chuva para a segunda e terça-feira, mas em volumes pequenos. A semana inteira deverá ser de frio. A incidência de nuvens deverá ser grande hoje e nos próximos dias, com o sol aparecendo pouco.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos