Notícia

Educação - 03/05/2011 - Literatura Infantil


Texto da professora Lisiane de Oliveira Guntzel, da Escola Madre Paulina

 

 

Muito já se falou e escreveu sobre a importância da leitura na vida do homem, sobre causas e consequências da carência ou da ausência de leitura numa sociedade letrada e cada vez mais exigente no que se refere ao desempenho linguístico do falante.

 

Porém hoje o mundo mudou, convivemos com novas tecnologias e um sem fim de imagens que dialogam conosco na vida diária, seja em grandes painéis luminosos pela rua, seja nos hipertextos da internet que torna cada vez mais difícil levar nossas crianças a ampliar e educar seus olhares para literatura, a se transformarem em leitores plurais e, consequentemente, em cidadão mais preparados para a vida em sociedade.

 

Mas o professor pode contribuir muito, para que a criança tenha gosto pela leitura, uma preocupação deve ser sobre o livro a ser oferecido, que seja adequado à sua maturidade como leitora, pois um livro com letras miúdas ou com uma extensão maior do que a sua competência de leitor pode constituir-se num fator do afastamento da atividade leitura ou da sua rejeição a essa atividade.

 

Ainda de suma importância é que, antes de o adulto, professor ou não, dirigir-se à criança com receitas prontas sobre o que ler, como ler e o que responder em provas que nada acrescentam, a não ser a distância entre a criança e a leitura, que ele tenha a sensibilidade para perceber o que ela deseja a ler e ver, saiba ouvir o que a criança pensa sobre aquele livro que lhe foi oferecido.

 

Às vezes, a dificuldade de leitura e concentração do aluno, não é apenas fruto de uma distração ou de má vontade com determinada atividade, mas pode apontar para uma dificuldade de outra natureza, como um problema de deficiência visual ou dislexia, por exemplo, aí deve se procurar profissionais da área para uma avaliação.

 

Toda criança já possui afetividade com as narrativas orais, é comum solicitarem que determinada história seja recontada quando é de seu gosto. È só promover essa afetividade com o livro, pais e professores podem intermediar essa aproximação quando conseguem demonstrar todas as boas possibilidades de diversão avindas do encontro com um livro.

 

Compreende-se assim que aprender a ler e utilizar-se da literatura como veículo de informação e lazer promove a formação de um indivíduo mais capaz de argumentar, de interagir com o mundo que o rodeia e torna-se um agente de modificações na sociedade em que vive, daí a importância de estimularmos a criança a essa atividade.

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
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