Notícia

Esportes - 04/05/2011 - Inter leva virada do Peñarol e está eliminado


Dois gols no início do 2º tempo sacramentaram a vitória dos uruguaios

 

 

Na noite desta quarta-feira, abusando dos passes laterais e sem jogadas em profundidade, o Internacional perdeu por 2 a 1 para o Peñarol e se despediu da Libertadores na fase de oitavas de final.

Logo aos 2 minutos do primeiro tempo, Oscar abriu a contagem no Beira-Rio. Entretanto, aos 11 segundos da etapa final e em seguida, aos 5min, Martinuccio e Oliveira viraram o marcador e carimbaram a passagem uruguaia para as quartas.

Agora sobrou o Campeonato Gaúcho e, sem muito tempo para se recompor, o Inter encara neste domingo, a partir das 16h, o primeiro Gre-Nal da decisão, diante do seu torcedor.

- O jogo

Com oito minutos de atraso, devido à demora do Peñarol a entrar em campo, o árbitro chileno Enrique Osses deu início ao confronto. Mas com menos de dois de bola rolando, o torcedor já comemorava a abertura do escore. Depois de uma invertida equivocada de Oscar na intermediária de ataque que saiu pela lateral esquerda, o Inter recuperou a jogada na pressão com Leandro Damião. A bola espirrou para o lado no pé do garoto número 16 que acabou se redimindo no lance ao avançar, passar pelo defensor e acertar o chute no canto de Sosa.

Aumentando a vantagem que já havia adquirido em Montevidéu com o empate em 1 a 1, o time de Falcão passou a controlar a partida com a manutenção da posse de bola, com a ideia de avançar somente na ‘boa’. Porém, a falta de apetite ofensivo quase custou a igualdade aos 15min. Na cobrança de escanteio da esquerda de ataque, Freitas se antecipou à marcação no primeiro pau e cabeceou cruzado com perigo pela linha de fundo.

Com a chegada da metade do primeiro tempo, o Colorado exagerava no toque e recuava progressivamente. Aos 22, chegou a balançar a rede pela segunda vez com D’Alessandro. No entanto, acertadamente, o assistente Francisco Mondria marcou o impedimento na origem do lance com Andrezinho. Dois minutos depois, Renan foi finalmente exigido ao abafar nos pés do atacante Oliveira o cruzamento vindo da direita.

Embora dominasse o jogo, faltava a pressão na frente. Afora três arremates totalmente descalibrados de Andrezinho, o Inter poderia ter ampliado somente em duas oportunidades. Aos 30min, em investida de Leandro Damião pelo meio, o atacante passou para D’Alessandro driblar o marcador na entrada da área antes de concluir de direita pela linha de fundo. Já aos 38, em tabela de primeira de Damião com Bolatti, o volante rolou com açúcar para Kleber chegar batendo do meio da área pela esquerda. Porém, o chute saiu e apenas ameaçou o goleiro.

Se o primeiro gol da partida saiu cedo, o que dizer do segundo. Assim que foi indicado o começo da etapa final, o Peñarol avançou pela esquerda, a bola chegou em Martinuccio que ingressou na área e soltou o balaço no ângulo, sem chance para Renan.

Sem mesmo conseguir se refazer do susto, os donos da casa viram a casa cair apenas cinco minutos depois. Em nova evolução carbonera pela esquerda, o cruzamento foi na cabeça de Oliveira. Pulando mais alto que Rodrigo, o centroavante cumprimentou de cabeça Renan para decretar a virada.

Buscando alternativa para acabar com a passividade do meio para frente, com 13 minutos Falcão alterou taticamente a equipe, do 4-4-2 para o 4-3-3, com os ingressos de Tinga e Ricardo Goulart nas vagas de Andrezinho e Oscar.

Mas quem esteve perto de marcar foi o Peñarol logo aos 15. No cruzamento rasteiro da direita, Renan conseguiu desviar a bola e Freitas, livre no meio da área, emendou de primeira sobre o travessão.

O tempo passava e nada de conseguir penetrar na defesa adversária. Somente aos 25 minutos, depois da fila que D’Alessandro fez junto à linha de fundo pela direita, o passe foi para Bolatti arrematar em cima da muralha preta e vermelha postada à frente do gol.

Sem encontrar solução para que o time criasse e concluísse, o treinador colorado queimou sua última alteração aos 28, com a entrada de Rafael Sobis no lugar de Nei. E foi dele, aos 30min, o chute de fora da área que Sosa encaixou com tranquilidade no centro da meta.

Mais três minutos e foi a vez de Bolatti arriscar. Praticamente do mesmo lugar que Sobis, mandou a bomba raspando o ângulo esquerdo do arqueiro uruguaio. Até que fosse estabelecido o término do jogo, com exceção tentativas sem muita convicção de bolas alçadas para a área, Sosa fez dois milagres dentro da pequena área aos 44min e aos 46 viu Rodrigo cabecear no seu poste esquerdo.

Com 48 minutos, Enrique Osses trilou o apito pela última vez e sacramentou a eliminação do Inter, então o atual campeão. O clube estava invicto há 20 partidas pela Libertadores em seus domínios e vinha de 11 vitórias consecutivas.

 

> Libertadores
Oitavas de final - Volta

Inter 1 x 2 Peñarol

INTER

Renan; Nei (Rafael Sobis), Bolívar Rodrigo e Kleber; Bolatti, Guiñazu, Andrezinho (Ricardo Goulart), Oscar (Tinga) e D'Alessandro; Leandro Damião.
Técnico: Paulo Roberto Falcão

PEÑAROL
Sosa; González, Valdez (Albin), Guillermo Rodríguez e Darío Rodríguez; Corujo, Aguiar, Freitas e Mier (Domingo); Oliveira e Martinuccio.
Técnico: Diego Aguirre

Gols:
Inter:
Oscar (02min/1ºT)
Peñarol: Matinuccio (11seg/2ºT), Oliveira (05min/2ºT)

Cartões amarelos:
Inter:
D'Alessandro, Nei
Peñarol: Freitas, Aguiar, Domingo

Árbitro: Enrique Osses (CHI)
Assistentes: Francisco Mondria (CHI) e Juan Maturana (CHI)

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: quarta-feira, 4 de maio de 2011

 

 

Final Sports

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos