Notícia

Esportes - 18/12/2010 - Inter de Milão derruba Mazembe e conquista o Mundial de Clubes da Fifa


A Inter de Milão não deu a menor chance ao Mazembe neste sábado no Estádio Zayed Sports City

A Inter de Milão não deu a menor chance ao Mazembe neste sábado no Estádio Zayed Sports City. O time italiano jogou com seriedade, mostrou eficiência, fez 3 a 0 no placar e ficou com o título do Mundial de Clubes da Fifa 2010, que foi disputado em Abu Dhabi. O primeiro gol da partida foi marcado por Pandev, aos 12 minutos do primeiro tempo. Aos 17, Samuel Eto'o ampliou. No final do jogo, Biabiany decretou o placar final.
Com isto, os europeus igualam os sul-americanos em títulos mundiais. São 25 conquistas para cada lado. A Inter de Milão vence pela terceira vez o torneio. As outras foram em 1964 e 1965.
Na preliminar, o Inter venceu o Seongnam, da Coreia do Sul, e ficou com o terceiro lugar na competição.

Foto: Jefferson Botega

<< A galeria de fotos da partida
<< Veja como foi a partida
O jogo
Nos primeiros 45 minutos da partida em Abu Dhabi, a Inter de Milão fez exatamente o que o Inter deveria ter feito na terça-feira. A equipe italiana não deu espaços para os contra-ataques do time de Congo, aproveitou as primeiras duas chances que teve e abriu boa vantagem no placar antes mesmo do intervalo.
O Mazembe tentou impor seu estilo no começo, tirando os espaços dos jogadores adversários e apostando na velocidade dos atacantes. Porém, a Inter de Milão jogou um balde de água fria no ímpeto africano aos 12 minutos.
Eto'o, o melhor em campo na final do Mundial, viu Pandev entrando por trás da zaga e fez o passe. Na saída de Kibiada, o jogador da Inter de Milão deslocou o goleiro e correu para o abraço: 1 a 0.

Foto: Jefferson Botega

Foi a primeira vez no Mundial de Clubes que o Mazembe saiu perdendo. Isto abateu os africanos. Cinco minutos depois, Zanetti fez a jogada pela direita e tocou para Eto'o. Na entrada da área, o camaronês girou e chutou no canto de Kidiaba: 2 a 0.

Foto: Jefferson Botega

Com a vantagem de dois gols no placar, a Inter de Milão mostrou que, apesar da fraca campanha no Campeonato Italiano, é um grande time de futebol. Tocou a bola de pé em pé e colocou o Mazembe na roda.
O argentino Diego Milito perdeu dois gols de frente para Kidiaba, um aos 26 minutos e outro aos 42. Desnorteado em campo, o Mazembe conseguiu boas chances apenas no final do primeiro tempo. Em uma delas, Kaluyituka chutou da entrada da área e  colombiano Cordoba salvou, antes que a bola chegasse ao gol de Júlio César. O goleiro brasileiro pouco trabalhou na etapa inicial.
2º tempo
Na tentativa de um gol que o recolocaria na partida, o Mazembe foi para o ataque no início do segundo tempo. Mas faltava qualidade aos africanos, que seguiam sem assustar seriamente o gol de Júlio César.
Aos oito minutos, Stankovic entrou no lugar de Chivu. Com isto, Zanetti veio jogar na lateral-esquerda e o jogador que entrou na partida assumiu a vaga no meio de campo. No ataque, Pandev jogava bem próximo ao argentino Diego Milito.
O Mazembe deu espaço e a Inter de Milão voltou a atacar forte. Aos 14 minutos, Maicon fez jogada individual e, na tentativa do cruzamento, a bola desviou na zaga e acertou a trave de Kidiaba. Na cobrança de escanteio, Stankovic quase marcou de cabeça.
Aos 24, o francês Biabiany entrou no lugar do argentino Diego Milito para dar mais velocidade ainda aos contra-ataques da Inter de Milão
Faltando cerca de 20 minutos para o término da partida, a torcida colorada, que ficou no estádio para ver a premiação de terceiro lugar do clube, começou a fazer a festa. Para completar, só faltava um golzinho do Mazembe, que não saiu por pouco. Kaluyituka recebeu na entrada da área, aos 28 minutos, deixou Cordoba na saudade, passou por Júlio César, mas se perdeu com bola e tudo pela linha de fundo. O mesmo Kaluyituka teve nova chance aos 34, mas o goleiro brasileiro não deixou os africanos comemorarem um gol na final do Mundial de Clubes Fifa.

Foto: Jefferson Botega

Aos 40 minutos, o golpe final da equipe italiana. Biabiany recebeu na área, passou por Kidiaba e tocou para o gol vazio. Inter de Milão campeão mundial de 2010.
Apesar da derrota, o Mazembe fez história ao se tornar o primeiro clube fora da América do Sul e Europa a chegar em uma final de um Mundial de Clubes.

Fonte: CLICESPORTES
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos