Notícia

Clima - 13/01/2011 - Índices irregulares de chuva preocupam agricultores de Três Passos, Crissiumal e Tiradentes do Sul


A preocupação maior nas lavouras é a intensidade do sol, que acaba sugando mais rapidamente a umidade presen

Depois dos prejuízos registrados na Metade Sul, a estiagem dá seus primeiros sinais na região Celeiro. As chuvas irregulares e esparsas já causam problemas pontuais em lavouras de soja e milho nos municípios de Crissiumal, Três Passos e Tiradentes do Sul. Juntos, os 47 municípios da região Administrativa da Emater de Ijuí respondem por uma colheita de 2,5 milhões de toneladas de soja e 756 mil toneladas de milho numa área de 1,1 milhão de hectares. A Defesa Civil ainda não recebeu nenhuma notificação da região, mas foi procurada por prefeituras com pedido de ajuda.

 

Enquanto a média de chuva entre 3 e 9 de janeiro foi de 29 milímetros em toda a grande região, Três Passos, por exemplo, registrou apenas 3 milímetros e Crissiumal, 7mm, não tivemos nenhuma chuva generalizada nesta região. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crissiumal, Ivo Pagani, apesar de os problemas serem localizados, atingem aproximadamente 20% da área agricultável do município, afetando o crescimento da oleaginosa e a formação do milho.

 

O técnico da Emater Jovino Bin confirma áreas de lavoura murcha e até seca em Crissiumal, mas alega que isso ocorre com alguns tipos de solo. A prefeitura de Crissiumal já começou a abrir valas onde há concentração de água para facilitar a hidratação do gado.


A preocupação maior nas lavouras é a intensidade do sol, que acaba sugando mais rapidamente a umidade presente no solo. 

 

Embora algumas lavouras demonstrem problemas e preocupem os agricultores de Crissiumal e região ainda estão muito longe de sofrer com a estiagem como mostra o mapa da seca no Conesul, extraído do site da Metsul Meteorologia, que mostra pontos críticos no sul do RS, no Uruguai e na Argentina.


Mapa Metsul Meteorologia

Fonte: Rádio Província FM e www.guiacrissiumal.com.br
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos