Notícia

Esportes - 09/12/2010 - Independiente é campeão da Sul-Americana e coloca o Grêmio na Libertadores


Time argentino derrotou o Goiás por 3 a 1 no tempo normal e ganhou o título nos pênaltis

O Independiente bateu o Goiás nas penalidaes máximas e se sagrou campeão da Copa Sul-Americana. Com o título conquistado na noite desta quarta-feira, a equipe argentina coloca o grêmio na Libertadores da América em 2011.

Agora, o Grêmio disputa a pré-Libertadores contra o Liverpool, do Uruguai, em janeiro.

O jogo

o Independiente entrou em campo também defendendo os interesses do Grêmio. Com o uniforme reserva, todo azul, o time argentino passou a tomar conta da partida depois dos 10 minutos de jogo e não deu sossego à equipe brasileira.

Sem conseguir reter a posse de bola por mais de 30 segundos, o Goiás permitiu que o Independiente pressionasse durante a maior parte dos 45 minutos iniciais. Toda bola na área goiana era um perigo de gol.

Aos 18 minutos, Harley fez uma grande defesa, mas o zagueiro Velázquez estava esperto e aproveitou o rebote para abrir o marcador: 1 a 0.

Com o gol, os "Diablos Rojos", como é conhecida a torcida do Independiente, fez do estádio Libertadores da América um verdadeiro caldeirão. Mas, na única chance que teve, rafael moura escorou um cruzamento da esquerda e encobriu o goleiro Navarro usando a cabeça aos 23 minutos: 1 a 1.

O gol de empate não atormentou o Independiente, que manteve o ritmo e conseguiu novamente a vantagem três minutos depois. O atacante Parra foi lançado. O zagueiro Ernando chegou antes, mas, afobado, chutou a bola nas pernas do atacante argentino. Ela ganhou velocidade, subiu e morreu no fundo das redes do Goiás, surpreendendo o goleiro Harley, que saia para tentar abafar o lance.

O terceiro gol também foi marcado por Parra. Aos 34 minutos, a bola foi erguida do setor esquerdo do ataque argentino. Parra subiu com a zaga do Goiás e acabou caindo no chão. Mesmo deitado, o jogador mostrou um oportunismo incrível e consegiu chutar para dentro do gol. 3 a 1.

2º tempo

O placar do primeiro tempo levaria a decisão da Copa Sul-Americana para os pênaltis, mas o Independiente queria mais e voltou com tudo para o segudno tempo. Logo no começo da partida, Harley salvou o Goiás após uma bomba de Parra.

Passada a pressão inicial, o Goiás começou a tocar mais a bola, cresceu no jogo e também asssutou. Aos 18 minutos, Rafael Moura recebeu dentro da área, deixou dois zagueiro no chão, mas chutou em cima do goleiro Navarro.

A torcida sentiu o bom momento do Goiás e calou-se. O time brasileiro foi para cima no segundo tempo e os argentinos, visivelmente cansados, se encolheram.

Aos 44 minutos, Rafael Moura teve a chance do título nos pés. O ceentroavante recebeu completamente livre dentro da área, dominou, mas chutou para fora.

Prorrogação

Com o fim do tempo normal, a partida foi para a prorrogação. As duas equipes, já desgastadas, mostraram muita disposição, mas faltou futebol.

No tempo extra, só o Goiás ameaçou. No primeiro tempo com um chute de felipe e, no começo do segundo, com Rafael Tolói, que cabeceou uma bola na trave. O time brasileiro chegou a marcar um com marcão, mas a arbitragem assinalou impedimento. após 30 minutos de tempo extra, a decisão foi para os pênaltis.

E deu Independiente. Felipe chutou na trave. O time argenitno converteu todas as cobranças e se sagrou campeão.

Fonte: ZERO HORA
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos