Notícia

Esportes - 03/02/2011 - Grêmio vence Liverpool-URU de virada e se classifica na Libertadores


Vinícius Pacheco, com dois gols, foi o destaque da vitória por 3 a 1

O Grêmio levou um susto, mas conseguiu a classificação para a fase de grupos da Libertadores da América. Na noite desta quarta-feira, no Estádio Olímpico, o time do técnico Renato venceu de virada o Liverpool-URU por 3 a 1.

Com dois gols na partida, Vinícius Pacheco foi o destaque do Grêmio. O jogador entrou em campo ainda no primeiro tempo, no lugar do volante Adílson, após o time uruguaio abrir o placar. André Lima marcou o primeiro gol tricolor.

Primeiro tempo

Antes do jogo, falta de luz durante 15 minutos. Uma sobrecarga ocasionou a queda de energia no Olímpico. A administração do Grêmio providenciou um gerador reserva e tudo voltou ao normal. Com o estádio cheio, mas ainda com espaços vazios, os times entraram em campo perto das 22h para a decisão.

Foto: Tatiana Lopes

O jogo começou com muitos erros de passe. E erros também nos uniformes. O Liverpool entrou em campo com dois jogadores vestindo o número 14. Juan Alvez deveria estar com a 22, e quando a bola já estava rolando a arbitragem autorizou a troca de camisas.

Liverpool sai na frente

A sequência de erros acabou prejudicando o Grêmio. O jogo era nervoso, truncado. Aos 16 minutos, uma chance clara de gol. Rochemback lançou Lúcio na entrada da área, ele tirou o goleiro da jogada com um toque na bola e André Lima recebeu livre. Mas mandou para fora. A torcida não acreditou, nem os jogadores. O atacante ficou se lamentando, colocando as mãos na cabeça diversas vezes.

Foto: Ricardo Duarte

Em seguida o Grêmio teve nova chance. Douglas driblou dois ou três marcadores, ajeitou na entrada da área e tentou concluir, mas o chute saiu fraco e Castro defendeu.

Já no primeiro tempo teve substituição. No time uruguaio, saiu Monteiro e entrou Figueredo.

O Liverpool, que também errou bastante, conseguiu se aproveitar de uma das falhas do Tricolor. Bola alçada na área gremista, e Alfaro recebeu para vencer Paulão na disputa. A conclusão também venceu o goleiro Victor. Placar aberto no Olímpico aos 34 minutos, com festa da torcida uruguaia.

Grêmio empata em seguida

Mas a torcida do Grêmio ficou preocupada por pouco tempo. Renato também fez sua primeira troca ainda na etapa inicial. Tirou Adilson e colocou Vinícius Pacheco, adiantando mais a equipe. Mas foi na bola parada que veio o empate.

Foto: Ricardo Duarte

Rochemback cobrou falta na intermediária pela esquerda, e André Lima se redimiu. Subiu alto e completou de cabeça: 1 a 1, aos 38 minutos.

A partida seguiu com muitos erros e trapalhadas. Por algumas vezes foi possível perceber jogadores do Grêmio se batendo em campo, correndo para o mesmo lado. O nervosismo tomava conta das duas equipes.

Aos 43, Macchi assustou os gremistas com uma cabeçada que fez a bola raspar na trave do lado esquerdo de Victor. E foi de Franco a última chance da etapa inicial, em cobrança de falta, com a bola passando perto do travessão e saindo pela linha de fundo.

Segundo tempo

Sem alterações no intervalo, os dois times voltaram com tudo. Nos primeiros minutos de jogo, uma tentativa de cada lado deu uma prévia de como seria o segundo tempo. Primeiro, Alfaro arriscou de fora da área e a bola passou muito perto da trave de Victor. Respondendo, o Grêmio foi ao ataque com Vinícius Pacheco, que finalizou cruzado, para fora.

O jogo era mais corrido e com a bola mais tocada. Mas também continuou bastante disputado. Aos 10 minutos, Acosta foi expulso. Com uma entrada violenta em André Lima, a arbitragem não perdoou o uruguaio, que foi para a rua.

Perturbado, o Liverpool se perdeu. Logo aos 12, Rochemback protagonizou grande lance da defesa até o ataque, lançando para frente e encontrando Vinícius Pacheco em condições. O novo camisa 7 tricolor invadiu a área e fuzilou o goleiro Castro, virando o jogo no Olímpico: 2 a 1.

Foto: Ricardo Duarte

Aos 18 minutos, Gabriel fez belo cruzamento para Douglas. Ele cabeceou e a bola foi na trave. Na volta, a zaga colocou para escanteio. O Grêmio conseguiu melhorar. Conduzia mais o jogo e contabilizava mais tempo de posse de bola.

O Liverpool fez mais uma troca, com Blanes no lugar de Maurício Felipe.

Vinícius Pacheco, com a 7, faz mais um

Depois da expulsão o Liverpool não se ajeitou mais. O Grêmio se beneficiou e foi para cima de vez. Novo dono da camisa 7, Vinícius Pacheco fez mais um. De fora da área, ele teve tempo de arrumar a bola e mandar a bomba para o gol. Um golaço: 3 a 1.

Em cobrança de falta, Rochemback quase ampliou. Bateu direto da intermediária pela esquerda e Castro espalmou.

Com um a menos, e bem atrás no placar, os uruguaios não encontravam mais forças para reverter a situação. O Grêmio teve mais chances de gol, mas não aproveitou. Douglas teve a melhor chance chutando cruzado no cantinho de Castro, mas ele espalmou para escanteio. No final do jogo, Renato chamou Diego Clementino para o lugar de André Lima, que saiu muito aplaudido. Para terminar, Lins também entrou, no lugar de Viçosa.

Com a vitória por 3 a 1, o Grêmio entra no Grupo 2 da Libertadores, com o Oriente Petrolero, León de Huánuco e Junior Barranquilla.

CLICESPORTES

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos