Notícia

Esportes - 12/03/2011 - Grêmio perde para o Cruzeiro no Olímpico pela Taça Farroupilha do Gauchão


Meia Carlos Alberto foi expulso no início do segundo tempo de jogo

Com o time repleto de reservas, o Grêmio não conseguiu fazer frente ao Cruzeiro dentro do Olímpico, pela Taça Farroupilha do Gauchão, na tarde deste sábado. Diego Torres e Almir fizeram os gols da vitória por 2 a 0. Pelo Grêmio, Carlos Alberto, único titular em campo, e que jogou como capitão, com suas novas tranças azuis em homenagem à torcida, foi expulso no início do segundo tempo.

 

Com duas vitórias em dois jogos, o Cruzeiro é líder do Grupo B. O Grêmio, que jogou dua primeira partida do segundo turno, larga sem pontuar.

 

 

O jogo

Com os titulares poupados depois da conquista da Taça Piratini do Gauchão, na última quarta, o Grêmio enfrentou dificuldades diante do Cruzeiro. A equipe tricolor começou bem, com bom toque de bola e defesa bem postada. Nos primeiros minutos, o garoto Emerson, dos juniores, em sua estreia entre os profissionais, tentou encobrir o goleiro Fábio pelo lado esquerdo da área. Mas a bola passou pela frente do gol, até Faísca chegar para afastar.

De tranças azuis, Carlos Alberto, jogando na posição que Douglas costuma fazer, na ponta do losango do meio-campo, começou bem. Mas, com o decorrer do primeiro tempo, caiu de rendimento com todo o time.


Foto: Fernando Gomes

Aos 14 minutos, em bola rolada para a área tricolor, Jô apareceu com perigo para a conclusão, mas Matheus se antecipou, saiu do gol e tirou com os pés. O Cruzeiro ainda teve um gol anulado, aos 22, em um chute de Rafael em posição irregular.

Em tentativa gremista, aos 23 minutos, após cruzamento de Clementino do lado direito, Carlos Alberto e Emerson subiram para cabecear, mas a bola foi para fora.

 

Cruzeiro abre o placar

O Grêmio não conseguiu mais fazer boas ligações do meio para o ataque. As jogadas pelas laterais também não funcionavam. O Cruzeiro aproveitou a queda tricolor para crescer na partida.

Aos 30 minutos, a pressão do Cruzeiro resultou em gol. Depois de uma boa troca de passes na frente da área, Diego Torres recebeu livre no lado direito e mandou uma pancada, sem chances para o goleiro Matheus.

Em seguida, o técnico Renato colocou os jogadores do banco de reservas para aquecer. Mas não fez substituições no primeiro tempo.

No final da etapa inicial, aos 40 minutos, Diego Clementino conseguiu uma boa arrancada em velocidade do meio-campo até o ataque. Entrou na área e finalizou, cara a cara com o goleiro Fábio, que fez a defesa. Na sequência, Maylson também teve chance, após cruzamento de Bruno Collaço. A bola quicou na área e o volante, improvisado na lateral-direita, chutou para fora.

 

Segundo tempo começa com expulsões

O Grêmio voltou com Saimon no lugar de Mário Fernandes e Vinícius Pacheco saiu para a entrada de Mateus Magro. O que a equipe não esperava era ficar com um jogador a menos logo nos minutos iniciais. Depois de grande jogada de Fernando na entrada da área pela direita, ele passou a bola para Carlos Alberto, que caiu. O árbitro Márcio Coruja entendeu como simulação e mostrou o segundo amarelo ao jogador, que já havia sido advertido no primeiro tempo, pelo mesmo motivo.

O técnico Renato reclamou. Aplaudiu o juiz ironicamente e também levou cartão vermelho. O comandante tricolor entrou no gramado para tirar satisfações com a arbitragem, e depois se retirou. E assim o Grêmio seguiu no jogo, com 10 em campo e sem técnico na casamata.

 

Cruzeiro amplia

O Grêmio se esforçava com um a menos em campo. Conseguiu algumas boas jogadas, mas pecou no ataque. Aos quatro minutos, Maylson recebeu em boa condição dentro da área, mas concluiu para fora. Um passe errado de Wesley no ataque tirou a paciência de Renato, que fez a terceira substituição. Lins entrou no lugar dele.

Aos 15 minutos, Matheus fez mais uma boa defesa para o Grêmio. Diego Torres recebeu de Jô na entrada da área e chutou para o gol. Mas o reserva tricolor saiu bem e conseguiu tirar a bola com uma das mãos.

E aí o Cruzeiro fez mais um. Mais uma vez com a boa participação de Diego Torres no ataque. Ele ajeitou para Almir dentro da área. Ele veio de trás e concluiu para ampliar o placar para 2 a 0.

O Cruzeiro fez duas substituições na sequência. Juninho e Sandro entraram nos lugares de Rafael e Claudinho. Minutos depois, Alex assumiu a lateral-direita no lugar de Márcio e assustou o goleiro Matheus com um chute na trave, aos 35.

Grêmio e Cruzeiro perderam duas grandes chances nos minutos finais. Na tentativa de diminuir a vantagem do adversário no placar, Lins fez boa jogada perto da área, levantou e Clementino cabeceou para o goleiro espalmar. No rebote, com Fábio caído no gramado, Maylson chutou fraquinho, em cima dele.

Depois, Juninho recebeu em condição legal, sozinho, na frente de Matheus, e mandou para fora.

 

FICHA DO JOGO

Grêmio (0)
Matheus; Maylson, Mário Fernandes (Saimon), Neuton e Bruno Collaço; Fernando, Emerson, Vinícius Pacheco (Mateus Magro) e Carlos Alberto; Diego Clementino e Wesley (Lins).
Técnico: Renato.


Cruzeiro (2)
Fábio; Márcio (Alex), Léo, Claudinho (Sandro), Léo Maringá, Alberto, Almir, Faisca e Diego Torres; Jô e Rafael (Juninho).
Técnico: Leocir Dall'Astra.

Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS).
Data/Hora: 12/03/2011 / 16h.
Arbitragem: Márcio Coruja, auxiliado por João Lúcio Monteiro de Souza Júnior e Renata Schaefer.
Gols: Diego Torres, aos 32 do 1º tempo; Almir, aos 17 do 2º tempo (Cruzeiro).
Cartões amarelos: Carlos Alberto (Grêmio); Léo, Almir, Sandro (Cruzeiro).
Cartões vermelhos: Carlos Alberto (Grêmio).
Público pagante: 6.845 / Total: 8.304.
Renda: R$ 93.223,50.

Fonte: CLICESPORTES e Rádio Gaúcha
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos