Notícia

Esportes - 04/05/2011 - Grêmio perde no Chile e está fora da Libertadores


Placar foi de 1 a 0

 

O milagre não aconteceu. O Grêmio pouco atacou e acabou perdendo por 1 a 0 para a Universidad Católica sendo eliminado da Libertadores da América nas oitavas de final. Mirosevic marcou para os chilenos aos 41 minutos da segunda etapa. A Católica agora enfrenta o Peñarol, que eliminou o Inter, nas quartas de final.

O Grêmio retorna a Porto Alegre e tem pela frente o primeiro Gre-Nal da final do Campeonato Gaúcho no próximo domingo, no Beira-Rio. A segunda partida será no estádio Olímpico, no dia 15 de maio.

O jogo

Com uma motivação extra por conta da eliminação do Inter dentro do Beira-Rio, o Grêmio entrou em campo em busca de uma jornada heroica para garantir uma vaga nas quartas de final da Libertadores. Logo aos 7min o Tricolor conseguiu uma falta na entrada da área com Lins. Douglas foi para a cobrança, mas mandou para longe do gol defendido por Garcés.

O Grêmio buscava o gol. Aos 12min Lins tocou para Viçosa que ia ficar na cara de Garcés, mas Henríquez conseguiu salvar de carrinho. O Tricolor seguia tentando com bolas aéreas, mas a defesa chilena conseguia evitar o perigo.

A primeira chegada da Católica foi com a dupla Cañete e Pratto aos 19min, os dois tabelaram e Rafael Marques conseguiu mandar para escanteio impedindo a finalização do centroavante argentino. Dois minutos depois, nova chance chilena. Desta vez, Ormeño arriscou de fora da área, mas a bola saiu à direita.

Aos 26min o Grêmio chegou novamente. Lins tentou duas vezes, mas a bola desviou na zaga e foi para escanteio. Neste momento da partida o Tricolor tinha mais passe de bola, mas ainda sem conseguir uma finalização perigosa.

Por pouco a Universidad não chegou ao tento aos 30min. Após cruzamento do lado direito, Pratto subiu mais algo que a defesa e obrigou Marcelo Grohe a fazer uma grande defesa. Nesse último terço na primeira etapa era a equipe da casa quem passava ter a bola e a atacar mais em Santiago.

Em um lance individual, Douglas avançou aos 36min e bateu de fora da área, mas de novo a bola subiu demais.  A Universidad ainda chegou aos 43min com Costa que bateu por cima do gol de Marcelo Grohe. O primeiro tempo terminou em 0 a 0.

As duas equipes voltaram sem alterações para a segunda etapa. Os primeiros 10 minutos seguiram o ritmo do primeiro tempo. Os dois times seguiam alternando domínio territorial e sem conseguir ameaçar o goleiro adversário.

A primeira chegada gremista aconteceu aos 16min quando Vilson e Fernando tabelaram para pelo lado direito e Viçosa conseguiu uma finalização de virada, mas o zagueiro Valenzuela salvou em cima da linha.

Um minuto depois, o técnico Renato Portaluppi promoveu a primeira mudança no time, e ela foi bastante ofensiva. O jovem atacante Leandro entrou no lugar do zagueiro Rafael Marques. Com isso, Vilson passou a ser o companheiro de Rodolfo na zaga.

A partida chegava aos 30min e o Grêmio seguia sem conseguir pressionar. Com o resultado favorável, a Universidad Católica deixava o tempo passar também sem procurar ameaçar o gol defendido por Marcelo Grohe.

Aos 33min Renato promoveu a segunda troca no time: Escudero entrou no lugar de Lins. No entanto, quem quase marcou foi a Universidad aos 35min. Eluchans arriscou quase do meio-campo, Groeh estava adiantado e a bola passou raspando o travessão.

A terceira mudança no time gremista aconteceu aos 39min, Vinícius Pacheco entrou no lugar de Mário Fernandes. Apesar da necessidade do Grêmio de fazer dois gols, era a Universidad quem ia ao ataque nos minutos finais.

E a Universidad chegou ao gol aos 41min. Costa fez jogada pelo lado esquerdo, cruzou e Mirosevic de cabeça marcou, 1 a 0. Terminou assim em Santiago, Universidad 1 x 0 Grêmio.

> Libertadores
Oitavas de final - Volta

Universidad Católica 1 x 0 Grêmio


UNIVERSIDAD CATÓLICA
Garcés; Valenzuela, Henríquez, Martínez e Eluchans; Ormeño, Silva, Costa (Mirosevic) e Meneses; Cañete (Gutierrez) e Pratto (Roberto Gutierrez).
Técnico: Juan Antonio Pizzi

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Mário Fernandes (Vinícius Pacheco), Rafael Marques (Leandro), Rodolfo e Gilson, Vilson, Adilson, Fernando e Douglas; Lins (Escudero) e Júnior Viçosa.
Técnico: Renato Portaluppi

Gols
Universidad Católica:
Mirosevic (41min/2ºT)

Cartões amarelos
Universidad Católica:
Eluchans, Costa, Ormeño, Gutierrez
Grêmio: Vilson

Árbitro: Carlos Amarilla (PAR)
Assistentes:
Rodney Aquino (PAR) e Cesar Franco (PAR)

Local: Estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, no Chile
Data: Quarta-feira, 4 de maio de 2011

 

 

Final Sports

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos