Notícia

Agricultura - 29/06/2011 - Governo federal anuncia medidas para o setor agrícola


Pequenos agricultores deixam prédio da Receita Federal e do Incra, na Capital

 

Os pequenos agricultores que ocuparam na manhã desta quarta-feira o pátio da Receita Federal e da sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na Avenida Loureiro da Silva, na Capital, começaram a deixar o local. O grupo aguardava o resultado de uma reunião em Brasília que tratou de medidas para o setor agrícola.

Na Capital federal, representantes dos movimentos dos pequenos agricultores foram recebidos no final da manhã pela secretaria geral do governo e receberam o anúncio de três medidas para o setor: o parcelamento de dívidas de R$ 2 mil por família referente ao crédito emergencial, que poderão ser pagas em quatro vezes até 2014; a instalação de uma equipe composta por membros do governo e dos pequenos agricultores, onde deverão ser analisadas uma série de medidas para melhorar a renda da agricultura familiar e a prorrogação de 60 dias para o pagamento de dívidas dos produtores junto ao Pronaf, o que os tira da inadimplência e permite às famílias o acesso aos benefícios do Plano Safra.

Segundo o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Elton Weber, que está em Brasília desde o início da semana em tratativas com o governo, as medidas aliviam momentaneamente as famílias, mas não resolvem a situação.

— Precisamos de um programa mais amplo para a agricultura familiar, especialmente no que se refere à assistência técnica, para que não venhamos a sofrer com a perda das lavouras devido a problemas climáticos. Isso deve evoluir a partir do dia 20, quando iremos nos reunir com o governo em Brasília — salientou.

 

 

ZERO HORA

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos