Notícia

Agricultura - 13/04/2011 - Governo do Estado confirma apoio e participação na 2ª Agroind Familiar


Feira terá a participação da Saci Agroindustrial de Crissiumal

O importante apoio do Governo do Estado para a 2ª Agroind Familiar - Feira Nacional de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços para a Agroindústria Familiar está garantido. A informação foi manifestada nesta segunda-feira (11/04) no Palácio Piratini pelo próprio governador do Estado, Tarso Genro, durante audiência com comitiva formada por lideranças do Vale do Taquari, dirigentes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag), da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) e do Programa Estadual de Agroindustrialização Familiar.

Além de garantir participação na abertura do evento, no dia 13 de julho, o governador informou que pretende participar de audiência pública que o Estado deve organizar para esse mesmo dia. Em pauta vão estar os principais assuntos de interesse das agroindústrias familiares. Tarso Genro enfatizou que a 2ª AgroInd Familiar e suas atividades vêm ao encontro de importante programa do seu Governo. Por esse motivo afirmou que, apesar das limitações orçamentárias do Estado, ainda buscará formas de também contribuir com o apoio financeiro que o evento necessita para atingir a plenitude dos seus objetivos. 

Durante a audiência, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, citou a importância da regulamentação das agroindústrias que, segundo ele, há grande possibilidade de ser anunciada na Feira de Lajeado. O secretário afirmou que "é preciso dar condições para que a agroindústria familiar saia dos municípios e tenha ainda mais qualidade na sua produção para ser comercializada de forma ampla e dentro da legislação." O mesmo pensamento foi compartilhado pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, o qual acrescentou a relevância social da medida e seu impacto na imagem da agroindústria familiar. O secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijinik, e o secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, também estiveram presentes, ficando atribuída a este último, pelo governador, a coordenação do apoio e da presença do Estado ao evento. O encontro contou ainda com a participação do deputado federal Elvino Bohn Gass, de quem foi a iniciativa da audiência, e do deputado estadual Luiz Fernando Schmidt.

O projeto da Agroind Familiar foi apresentado pelo presidente da sua comissão organizadora, Oreno Ardêmio Heineck. Ele destacou o caráter nacional da feira e a sua importância no fortalecimento da agroindustrialização e agricultura familiar. Neste sentido, Heineck expressou o imprescindível apoio político, institucional e financeiro do Estado ao evento. A prefeita Carmen também ofereceu a estrutura da feira para as atividades de interiorização do Governo na Agroind.

Fizeram parte da comitiva local, além de Heineck e prefeita Carmen, o presidente da Acil, Valmor Scapini; o secretário de Indústria e Comércio de Lajeado, Carlos Alberto Martini; o coordenador estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Áureo Scherer; o Fiscal Federal Agropecuário do Mapa e Chefe da Utra Lajeado/SFA-RS, Ricardo Cimirro; e o vice-presidente da comissão organizadora, Hélio Trombini. Pela Fetag estiveram Nestor Bonfanti e Jocimar Rabaiolli (respectivamente diretor e assessor da diretoria de Política Agrícola e Agroindústrias), pela Famurs o Diretor Iberê Orsi e o Diretor do Programa Estadual de Agroindústrias Familiares, Ricardo Fritsch.

A 2ª Agroind Familiar ocorre de 13 a 17 de julho, no Parque do Imigrante, em Lajeado. Além do Rio Grande do Sul, devem participar expositores de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. O público projetado é de mais de 50 mil pessoas.

 

Feira Nacional de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços para a Agroindústria Familiar - Agroind 2011

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos