Notícia

Leite - 30/03/2011 - Federações da Agricultura e Conseleites adotam posição unânime sobre IN-51


 

 

Uma postura em favor da qualidade e da competitividade. O Fórum Permanente da Cadeia Láctea da Região Sul - reunido em Florianópolis na última semana - reivindicou ao governo federal o cumprimento do prazo definido pela IN-51 para alteração nos parâmetros de qualidade do leite, a padronização das ações de inspeção municipal e estadual e maior comprometimento dos agentes da cadeia produtiva no cumprimento dos novos padrões.

As Federações estaduais da agricultura de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul; os sindicatos das indústrias de laticínios de cada Estado e os respectivos Conselhos Paritários (Conseleite) adotaram posição unânime.

"O rigoroso cumprimento das normas da IN-51 é vital para a qualificação da pecuária leiteira e a conquista de mercados internacionais", expõe o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Nelton Rogério de Souza. Reclama que, atualmente, só os estabelecimentos com SIF (serviço de inspeção federal) são fiscalizados. A Faesc e o Sindileite querem que os estabelecimentos com SIM (inspeção municipal) e com SIE (inspeção estadual) também sejam incluídos no processo fiscalizatório.

A Faesc está orientando os sindicatos rurais e os produtores de leite que faltam apenas três meses para se adaptar aos padrões estabelecidos na Instrução Normativa 51.

 

Postado: Leomar Martinelli
Vídeos