Notícia

- 29/06/2011 - Crissiumal teve a terceira conferência municipal de saúde


Conferência aconteceu no auditório da escola Ponche Verde

 

Nesta terça-feira,  dia 28 de junho de 2011, realizou-se nas dependências do auditório da escola Ponche Verde a terceira conferência municipal de saúde, tendo como tema: “Crissiumal, saúde para todos.”

Os temas para debate nas plenárias foram:
1- A saúde na seguridade social nas três esferas de governo
2- Acesso e acolhimento
3- Gestão, financiamento público e privado
4- Participação da comunidade no controle social.

Entre os assuntos mais relevantes em pauta tivemos:

O vice prefeito Carlos Grun no seu pronunciamento enfatizou que o SUS é o melhor e maior projeto de saúde pública do mundo, onde o pivô tem participação efetiva nas decisões e gestão através dos conselhos de saúde. Só lamenta que a parte maior das responsabilidades ficam com as municípios, e o município é obrigado pela lei de responsabilidade fiscal a investir 15%do seu orçamento em saúde , porém o Estado e a União não cumprem  com suas obrigações (10%estado, 12%união).

 

A secretária de saúde Sandra Trentini falou de sentir-se orgulhosa como gestora de Crissiumal, que hoje é referência em saúde na região.

 

O Dr. Figueiredo enfatizou da necessidade de dar-se um melhor acolhimento aos pacientes idosos principalmente aqueles acamados. Sugeriu um curso de capacitação para aquelas pessoas que cuidam de pacientes acamados. Com relação aos pacientes dependentes do álcool (etilistas)sugeriu a descentralização das reuniões dos AA e ALANON nos distritos do município em virtude da dificuldade de acesso destes pacientes. Ainda em seu pronunciamento o DR. Figueiredo expôs os gastos com exames, consultas e procedimentos com os pacientes poliqueixosos, aqueles que sempre procuram acolhimentos nos PSFs. Relatando que essas pessoas tem problemas de ansiedade, pânico, distúrbio de humor bipolar, etc. Relatando ainda que cabe as equipes dos PSFs (médicos, efermeiras e psicólogas) diagnosticarem estes problemas diminuindo assim os custos com os tratamentos destes pacientes.

Postado: Dr. Carlos Alberto Figueiredo
Vídeos