Notícia

Agricultura - 21/02/2011 - Crissiumal investe no sistema de produção agrossilvipastoril, que une a pecuária ao cultivo de nozes


Valmor Borba de Oliveira acredita no resultado de longo a médio prazo

Em Crissiumal, uma iniciativa da Emater em parceria com a prefeitura está investindo no sistema de produção agrossilvipastoril em 29 propriedades.

 

Com resultados previstos para médio e longo prazo, o objetivo é implantar, paralelo à pecuária, algum cultivo que possa beneficiar o gado e o bolso do produtor. Conforme o técnico da Emater, Valmor Borba de Oliveira, a opção foi pelo plantio de pés de nozes da variedade Pecan. A ideia é que, plantadas em meio às áreas de pastagens, as árvores possam proporcionar sombra aos animais. A partir do quarto ano de cultivo, quando estiverem dando frutos, os pomares estarão frutificados, proporcionando renda extra ao criador. "Os animais vão poder se alimentar na sombra, se protegendo do calor, principalmente no auge do verão, e os produtores, além de terem esse aproveitamento de área, poderão colher as frutas, agregando renda em suas propriedades", frisa o técnico. Até agora, o projeto já implantou 950 nogueiras.

Fonte: Correio Rural
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos