Notícia

Leite - 21/02/2011 - Consumidor deve ver aumento nos preços de lácteos


Após três meses de estabilidade nas gôndolas, o consumidor gaúcho deve se preparar para um aumento de até 10% no preço do leite a partir desta semana, quando começam as aulas nas escolas municipais e estaduais, e consequentemente, a retomada do consumo.

A trégua do calor de janeiro também deve colaborar para elevação da demanda no varejo, onde o preço médio do litro do longa-vida integral está R$ 1,74. Pesquisa da Agas mostra que, na primeira quinzena, o preço caiu 1,14%. Em outros estados, como São Paulo, o preço do leite longa-vida já subiu 2,4%. Segundo o gerente executivo da Agas, Francisco Miguel Schmidt, o aumento deve ser gradativo e se estender durante o mês de março.

O aumento de consumo aliado ao declínio de produção, que começou a partir de dezembro e tende a se acentuar a medida que se aproxima da entressafra, a partir de março, são os fatores para a correção. Contudo, na visão do secretário executivo do Sindilat, Darlan Palharini, o recuo de 5% na captação da matéria-prima não provocará um repasse neste patamar na indústria, que aposta em ano estável. A expectativa dos produtores também é de preço firme com tendência de elevação nos próximos 30 dias.

Postado: Leomar Martinelli
Vídeos