Notícia

Esportes - 30/03/2011 - Com um a menos, Juventude vira e derrota Grêmio por 3 a 2 no Gauchão


Tricolor vencia até o final, quando levou dois gols do time da casa no ALfredo Jaconi

 

 

Com um homem a menos, em uma partida eletrizante, o Juventude conseguiu uma virada espetacular sobre o Grêmio e venceu por 3 a 2, na noite desta quarta-feira, no Estádio Alfredo Jaconi, em jogo válido pela Taça Farroupilha, o segundo turno do Gauchão. Com o resultado, o time de Caxias do Sul encosta na zona de classificação à próxima fase no Grupo 2. Já o Tricolor para nos nove pontos, em terceiro.

 

O primeiro gol do jogo foi marcado por Borges, aos 33 minutos do primeiro tempo. Aos dois da segunda etapa, Julio Madureira empatou para o Juventude. Com um belo gol, Leandro colocou novamente o Tricolor em vantagem aos 10. Porém, já com apenas 10 atletas em campo, já que Rafael havia sido expulso, o time da casa marcou dois gols no fim e virou. O segundo do Juventude foi marcado pelo lateral-esquerdo Gilson contra aos 33. Ramiro, com uma pancada de fora da área sem chances para Victor, aos 43 minutos, decretou o placar final: 3 a 2.

 

 

Foto: Porthus Junior

 

 

 

O jogo

Mesmo sem a dupla de volantes titular, o técnico Renato manteve o losango no meio-campo tricolor. Fernando jogou centralizado à frente da zaga. Willian Magrão atuou pela direita, Lúcio pela esquerda e Douglas como meia mais ofensivo. E foram pelos flancos que surgiram as melhores jogadas do Grêmio no primeiro tempo.

Mas o começo da partida foi do Juventude. Correndo muito, o time de Caxias assustou logo aos nove segundos. Depois da saída de bola, a zaga do Grêmio falhou e deu chance para Umberto. O capitão do time alviverde chutou forte e acertou a trave de Victor. Aos 24, depois de uma cobrança de escanteio, Gustavo também cabeceou no poste gremista. Estas foram as duas chances que o time da casa teve nos primeiros 45 minutos do confronto.

Depois do começo forte do Juventude, o Grêmio tomou o domínio do jogo a partir dos 10 minutos. A primeira chance foi com Borges, que quase conseguiu aproveitar uma jogada de Gilson pela esquerda.

Pela direita, o volante Willian Magrão, muitas vezes, foi visto dentro da área adversária. Por ali, ao lado de Leandro e Gabriel, conseguiu boas triangulações. Do outro lado, Gilson, e Lúcio eram os jogadores que mais levavam perigo à meta juventudista. Douglas, apesar de errar muitos passes, também deu boa contribuição.

O jogo ficou duro. Faltas violentas de ambos os lados obrigaram o árbitro Jean Pierre a aplicar vários carões amarelos.

 

Borges desencanta

 

 

Foto: Porthus Junior

 

 

Aos 33 minutos, Borges, que não marcava há quatro partidas, desencantou. Gilson tocou grande bola para Lúcio. O cruzamento saiu perfeito. O centroavante enfiou a cabeça na bola e abriu o placar: 1 a 0.

Antes do intervalo, aos 40 minutos, Wilian Magrão teve a chance de ampliar, mas o chute do volante gremista parou nas mãos de Jonatan.

 

Juventude empata logo após o intervalo

Repetindo o primeiro tempo, o Juventude começou a segunda etapa com um ritmo muito forte. E desta vez conseguiu um gol. Logo aos dois minutos, Celsinho chegou ao fundo pela direita e cruzou. Zulu cabeceou na trave. Julio Madureira vinha na corrida e pegou de primeira, marcando um belo gol no rebote: 1 a 1.

 

Leandro brilha

 

 

 

Foto: Juan Barbosa

 

 

Pouco depois do Juventude ter conseguido a igualdade, o garoto Leandro, que já havia criado uma boa chance no final do primeiro tempo, desta vez apareceu no placar. Aos 10 minutos, Fernando deu um chutão do campo defensivo. A bola viajou toda a extensão do gramado e parou macia nos pés de Leandro, já dentro da área. Ele ainda driblou o goleiro Jonatan e tocou para o gol vazio. Um golaço: 2 a 1.

Aos 13, o zagueiro do Juventude Rafael, que acabara de receber um cartão amarelo, puxou Borges pela camiseta e foi expulso pelo árbitro Jean Pierre.

A partida ficou mais tranquila para o Grêmio. Aos 26 minutos, entraram Bruno Colaço, no lugar de Lúcio, e Mateus Magro, na vaga de Willian Magrão.

 

 

Borges perdeu uma chance incrível aos 31 após receber passe de Leandro e chutar por cima de frente para o crime. E a velha máxima do futebol acabou se repetindo no Alfredo Jaconi. Quem não faz, leva.

 

Virada do Juventude

De boa atuação até então, o lateral-esquerdo Gilson, aos 33 minutos, acabou se atrapalhando com um cruzamento feito para dentro da área do Grêmio e cabeceou contra o próprio patrimônio. Victor nem via a bola entrar no ângulo: 2 a 2.

Um minuto depois do gol contra, Renato sacou Gilson e colocou Vinicius Pacheco em campo. Renato não estava gostando do empate, mas não imaginava que o Juventude conseguiria a virada em seguida.

Depois de um cruzamento na área do Grêmio, a zaga tricolor afastou. Ramiro pegou uma sobra de fora da área e soltou o foguete. Victor ainda tentou, mas não conseguiu tirar a bola. Um golaço que decretou a virada do Juventude em um bom jogo disputado no Estádio Alfredo Jaconi.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos