Notícia

Agricultura - 01/04/2011 - Com aumento do preço da carne bovina, gaúchos estão comendo mais frango e suíno


Novo comportamento do consumidor já é sentido nos supermercados do Estado, aponta a Agas

Preocupados com o aumento no preço da carne bovina, os consumidores já buscam alternativas para as compras no supermercado. Ainda que não vá abrir mão de cortes como costela, picanha ou maminha para churrasco, o gaúcho já compra mais frango e produtos suínos para as refeições do dia a dia.

— O consumidor está atento e tem mais opções de troca — diz Antônio Cesa Longo, presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas).

Na lista de variedades, o frango aparece como a grande preferência na hora de ir às compras, por ser a opção mais barata.

Só no ano passado, foi registrado um crescimento de 10% no consumo da ave no mercado interno, segundo Francisco Turra, presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef). Turra aponta que o gaúcho come, em média, 48 quilos de carne de frango por ano.

A carne suína somou 14,5 quilos no ano passado, contra 13 quilos em 2009, conforme o diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado, Rogério Kerber.

Segundo o gerente de Pecuária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Octavio de Oliveira, a alta do preço na carne vermelha elevou o abate de suínos e frangos em 2010. 

Os números divulgados na quinta-feira apontam que o abate de frangos, no quarto trimestre de 2010, foi 4% acima do apurado em igual trimestre em 2009, sendo o terceiro maior patamar em 14 anos. O de bovinos apresentou queda de 3,8% em igual período, ante o quarto trimestre de 2009. 

Fonte: ZH
Postado: Douglas Atkienson
Vídeos