Notícia

Saúde - 08/01/2011 - Coluna Saúde - Obesidade


A obesidade tornou-se uma epidemia mundial

 

 

Olá pessoal !!! Sou o médico crissiumalense Dr. Carlos Alberto Pereira de Figueiredo e quero através deste site transmitir aos meus clientes e amigos de Crissiumal e região, além dos internautas de um modo geral, um pouco da nossa experiência acumulada ao longo de 37 anos na labuta de trabalho como profissional da saúde. Meu primeiro texto trata de um assunto muito importante e de um grande problema dos dias atuais: A obesidade.

A Obesidade

 

A obesidade hoje tornou-se uma epidemia mundial, 1 em cada 3 brasileiros estão acima do peso ideal. Somos o resultado do que comemos e bebemos. Denomina-se obesidade a enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, que traz prejuízo a saúde do indivíduo.

 

Veja os motivos que que levam as pessoas a engordar muito: Comer muito; Ter gasto calórico diminuído; Acumular gorduras mais facilmente e ter dificuldade em queimar estas gorduras.

 

O gasto calórico é a queima de energia de uma pessoa durante 24 horas por dia. Ele inclui a alimentação (energia gasta com a digestão, absorção e transporte de nutrientes) e as atividades físicas.

 

A capacidade de transformar em gorduras varia de pessoa para pessoa. E isso explica porque duas pessoas com o mesmo peso e altura que comem os mesmos alimentos em igual quantidade podem se ou não gordas. A habilidade de queimar gorduras também varia. Podemos queimar as calorias à partir das gorduras do tecido adiposo, das proteínas dos músculos e do glicogênio do Fígado. O indivídio apresentará menor tendência de engordar e maior capacidade de emagrecer quanto maior for sua capacidade de queimar as gorduras.

 

Quais são as conseqüências da obesidade?

Apnéia do Sono; Acidente vascular cerebral (AVC ou derrame); Fertilidade redusida (em homens e mulheres); Hipertensão arterial; Diabetes Mellitus; Níveis elevados de colesterol e triglicerídeos; Doenças Cardiovasculares; Cálculo na Vesícula; Aterosclerose; Vários tipos de câncer, como o de mama, útero, próstata e intestino; Doenças pulmonares; Problemas ortopédicos.

 

Como prevenir a obesidade?

Uma alimentação saudável - É muito importante evitar o excesso de alimentos que contenham gordura e açucar. Como exemplo embutidos, carnes gordas, frituras, doces, massas, etc;

Atividade física - Atividades aeróbicas como caminhada, natação, ginástica aeróbica ajudam a diminuir o peso;

Lazer - É importante ter uma vida social e psicológica saudável, o que proporciona relacionamentos afetivos e sociais adequados é muito significativo para uma vida saudável em todos os aspectos.

 

Podemos comer de tudo desde que se faça com moderação. Tome bastante líquidos (água principalmente) durante todo o dia. Tome o café da manhã como um rei (sem exagerar). Almoce como um principe. E jante como um mendigo (no bom sentido).

 

Dr. Figueiredo

Postado: Dr. Carlos Alberto Figueiredo
Vídeos