Notícia

- 24/01/2011 - Coluna Doutor Figueiredo - Crissiumal


Nesse nosso período de férias involuntárias teremos muito tempo para fazer um balanço destes 32 anos de labuta em nossa querida Crissiumal. Os anos passados realizando cirurgias e partos (mais de 15 anos), que mal tive tempo de curtir e criar meus filhos de tanto que me apeguei ao trabalho.

 

Hoje seria impossível acumular o cargo de Secretário Municipal de Saúde (12 anos), atender o Posto de Saúde, consultório e plantões. Uma verdadeira maratona. Dez anos atendendo em Tiradentes do Sul (PSF) e 3 anos em Sede Nova (a primeira vez). Também foram 10 anos dedicados ao Tupy FC, inclusive 2 anos na presidência. Os mais novos não sabem disto, mas foi na nossa presidência que encaminhamos o atleta Claudio Taffarel ao Sport Club Internacional, de onde ele despontou para o cenário futebolístico Mundial. E este lado de esportista poucos sabem, somente os mais antigos.

 

Não podemos esquecer também do Professor Mário Schwingel, que como treinador dos juniores do Tupy FC lançou craques como Taffarel, Keko, Tite, os irmãos Schneider, Ako, entre outros.

 

Não esquecerei jamais dos embates, que às vezes viravam verdadeiras batalhas campais:

Dínamo de Santa Rosa x Tupy

Tupy x Strassburger

Tupy x TAC

 

E os finais de semana de Crissiumal não tem mais a mesma alegria daqueles tempos quando o Tupy jogava a segundona de profissionais ou até mesmo o regional de amadores.

 

Tínhamos até baile de carnaval no Clube, com concurso de fantasias para as crianças. Crissiumal tinha dois blocos de carnaval, que participavam do circuito regional. Crissiumal era mais alegre com o Tupy e o carnaval. E porque não voltarmos ao passado? Recursos não falta, o que falta é vontade e organização. A quanto tempo Crissiumal não tem um festival da canção?  Temos que nos organizar como comunidade. Talento e competência nós temos. Temos hoje em Crissiumal vários conjuntos musicais. Quantas duplas sertanejas não seriam reveladas com um festival?

 

O primeiro desafio será a Gincana pela Saúde que será nos dias 25, 26 e 27 de março, com doação de sangue para transplante de medula – Inscreva-se e participe – diversas entidades estarão ajudando na premiação: Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Unimed Noroeste, Sicredi, ACI, Líder Alimentos, Dr. Ortiz, Dr. Marcio Muller, Câmara de Vereadores, Companhia da Trilha.

 

Crissiumal cresceu nesses últimos 20 anos. Temos um potencial turístico muito grande. Necessitamos sim de união, vontade, decisão e trabalho. Pensem nisso: “Relembrando as coisas boas do passado é ser feliz duas vezes no presente”.      

Postado: Dr. Carlos Alberto Figueiredo
Vídeos