Notícia

Clima - 06/06/2011 - Cinzas de vulcão chileno podem chegar ao Rio Grande do Sul a partir de quarta-feira


Fuligem poderá atrapalhar as operações do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre

A nuvem de cinzas formada pela erupção de vulcão chileno pode chegar ao Rio Grande do Sul na quarta-feira. A fuligem poderá atrapalhar as operações do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Na fronteira, as cinzas devem cobrir ruas e campos.

 

O meteorologista do Grupo RBS Cléo Kuhn explica que a chegada das cinzas ao Estado depende da circulação dos ventos. Hoje, o vento norte impede o alcance das rajadas que vem do Sul e do Oeste.

 

— Amanhã, o vento vira para o Oeste, mas ainda pegando a parte mais norte da Argentina e do Chile sobre o RS. Na quarta-feira, quando entra o ar seco, ele traz um pouco do vento e da umidade que vão dominar o sul da Argentina. É então que pode trazer junto com ele as cinzas do vulcão — disse Kuhn.

 

A erupção do vulcão chileno causou o fechamento do aeroporto de Bariloche, na Argentina, onde as ruas ficaram tomadas pela fuligem. No Chile, os aeroportos operam normalmente, mas 3,5 mil pessoas tiveram de sair de casa nas áreas próximas ao complexo vulcânico, no Sul.

Fonte: ZH
Postado: Douglas Atkienson
Vídeos