Competição começará em março
CAMPEONATO AMADOR 2011:
REUNIÃO PARA DEFINIR OS RUMOS DO FUTEBOL DE CAMPO BOA VISTENSE
Na última segunda – feira , 07/02 , estiveram reunidos junto a Câmara de Vereadores boa vistense , os representantes das equipes do Atlético de Linha Pardo , Avante da Sede , Internacional de Linha Caçador , Gaúcho de Alpargatas , juntamente com o diretor de esportes do município , Ricardo Wegner .
O diretor de esportes abriu a reunião agradecendo a presença de todos e destacou que o convite tinha sido estendido também as equipes do Palmeiras de Esquina Palmeiras e Sem Rival de Linha Almeida , que não compareceram.
Em seguida Ricardo destacou da sua preocupação com a situação do futebol de campo , que a cada ano diminui a participação dos clubes e é cada vez menor o número de equipes em atividade , não só aqui mas em toda região e destacou “ a melhor maneira de mexer com nosso futebol é ter competição , assim acabamos envolvendo um maior número de pessoas e por isso o objetivo é termos competição pelo menos 7 meses no ano , divididos em 2 etapas”.
Desta forma os dirigentes decidiram por realizar em uma primeira etapa as categorias Sub 20 e Veteranos e na segunda etapa a categoria Livre .
A primeira etapa será realizada já neste mês , mais precisamente a partir da próxima segunda – feira , 14/02 , data em que as equipes deverão confirmar sua participação e se houver 4 equipes em cada categoria , já serão abertas as inscrições e a competição inicia no dia 06 de março .
Em comum acordo entre o CMD e as equipes , ficou estabelecido que as equipes deverão fazer a inscrição nas 2 categorias . Ficando assim a forma de disputa nas categorias Sub 20 e Veteranos :
- CATEGORIA SUB 20 – Poderão ser inscritos 21 atletas , todos da classe 91 em diante , destes 10 poderão ser de fora do município .
- CATEGORIA VETERANOS – Poderão ser inscritos 21 atletas , destes , os atletas do município será da classe 1977 ou retroativos e poderão ser inscritos 4 atletas sem vínculo com o município da classe 1973 ou retroativos.
-As rodadas serão duplas , ou seja , com jogos entre as mesmas agremiações nas duas categorias ;
- Todos os jogos serão realizados no Estádio Erno João Christ , onde as equipes poderão explorar copa e cozinha , em contra partida ajudarão no pagamento da arbitragem , valor este que será definido até na próxima semana .
- Na primeira fase não haverá cobrança de ingresso .
- As rodadas serão realizadas aos domingos , mas as equipes em comum acordo tem como jogar no sábado , desde que informado junto ao departamento até a segunda – feira da semana dos jogos.
- O CMD fica responsável por toda organização da competição , além de fornecer as bolas , seguranças para a final e aluguel do estádio.
Num segundo momento começou a ser projetado a segunda etapa que será com a realização da categoria livre.
Foram levantadas 3 hipóteses de formatação da competição a ser realizada :
- Uma delas , teríamos apenas 1 categoria e as equipes poderão inscrever o número de equipes que desejar , somente com atletas do município.
- Outra forma seria à de 2 categorias , uma delas somente com atletas do município e outra categoria com número ilimitado de atletas de fora .
- E por fim o formato mais tradicional , com 2 categorias como nos anos anteriores , mas somente com atletas do município.
As equipes levaram estas alternativas para suas agremiações e até o dia 28 de fevereiro será definida qual forma será utilizada . De certo é que a competição será realizada no segundo semestre , logo após o encerramento da participação dos representantes boa vistenses na competição regional de futebol de campo.
“ Entendemos como muito positivo as equipes saberem como vai funcionar uma competição 6 meses antes , assim há tempo para planejar e organizar suas equipes com antecedência .” resumiu Ricardo.
Por fim vale relatar que as equipes representadas na reunião juntamente com o departamento de esportes , órgão organizador , foram os responsáveis pelo planejamento destes 2 eventos , eventos estes que só serão realizados se tivermos o número mínimo de quatro equipes em cada categoria . Desta forma é hora das comunidades e sociedades esportivas junto com os atletas se organizar para tais competições , pois a oportunidade foi dada.
Ricardo Wegner – Diretor de Esportes
Postado: Clécio Marcos Bender RuverTweet |