Notícia

- 08/02/2011 - As crianças e as vitaminas


Crianças saudáveis, cuja dieta é variada, incluindo frutas e hortaliças frescas, pão, cereais e derivados de leite, não precisam de suplementos vitamínicos. Mas as que comem produtos industrializados, salgadinhos, batatas fritas, doces e refrigerantes podem ter deficiências nutricionais.

 

Pesquisas comprovam que a falta de nutrientes na dieta pode provocar crescimento inadequado e fraco desmpenho escolar.

 

Excesso de vitaminas também faz mal

 

A ingestão em excesso de vitaminas e sais minerais pode ser perigosa. As vitaminas que o organismo é capaz de armazenar podem atingir níveis intoxicantes. O excesso de vitamina A pode causardeformidades ósseas em crianças, irritação da pele e perda de cabelos em adultos.

 

O excesso de vitamina D pode levar ao acúmulo anormal de cálcio no sangue, provocando náuseas, vômitos e espasmos musculares. O excesso de ferro pode causar prisão de ventre. Praticar exercícios 3 vezes por semana, por cerca de 30 minutos, ajuda a ficar em forma para a vida. Os exercícios protegem a pessoa contra as doenças, alivia as dores nas costas, combatem a obesidade. Exercícios regulares, combinados com uma dieta balanceada ajudam a controlar o peso.

Postado: Dr. Carlos Alberto Figueiredo
Vídeos