Notícia

Esportes - 01/04/2011 - 92,5 FM e Guia Crissiumal entrevistaram o narrador esportivo Haroldo de Souza


Haroldo é um dos maiores narradores brasileiros em todos os tempos e atualmente trabalha na Rádio Bandeirantes

 

Na manhã desta quinta-feira, 31/03, durante o Programa Leitura Dinâmica da 92,5 FM, que é apresentado pelos comunicadores Douglas Atkienson de Crissiumal e Rafael Gomes de Três Passos, trouxe ao ar uma grande entrevista, que foi cedida em parceria pelo também colega de Guia Crissiumal Douglas Atkienson ao nosso site.

 

O entrevistado foi nada mais nada menos do que Haroldo de Souza, um dos mitos do rádio, um dos maiores narradores de todos os tempos no rádio brasileiro, que já trabalhou em rádios como Itatiaia, Gaúcha, Guaíba e atualmente trabalha na Rádio Bandeirantes AM 640 de Porto Alegre, além de ser vereador de Porto Alegre, há 11 anos e atualmente pelo PMBD. Haroldo iniciou sua carreira no rádio com apenas 13 anos, como operador de áudio.

 

Durante o bate-papo de 10 minutos com os apresentadores de “Leitura Dinâmica” Haroldo falou da atual situação da dupla gre-nal, da Libertadores, dos momentos marcantes da sua carreira e de política. Confira:

 

Leitura Dinâmica: Qual a expectativa em relação a dupla gre-nal para a Libertadores deste ano?

Haroldo de Souza – Nós tivemos ontem a noite uma jornada muito boa onde o Internacional venceu e caminha nesta história do tricampeonato e nós gaúchos somos privilegiados nenhuma cidade do Brasil tem dois campeões do mundo e dos vice-campeões como nós temos (Porto Alegre). E ainda com as duas equipes brigando pelo tricampeonato da Libertadores. Então nós temos a emoção fervendo pelo menos até a metade do ano, quando termina a Libertadores da América. Acho eu que tanto Grêmio quanto Internacional tem condições de conseguir uma posição de destaque na competição. É uma pena que o regulamento não permita uma final entre os dois. Aí sim seria uma loucura, não é amigos?

 

Leitura Dinâmica: Seria então o maior momento da sua carreira narrar uma final de Libertadores entre Internacional x Grêmio?

Haroldo de Souza – A rivalidade nossa aqui no RS não tem igual. Todos sabem que eu não sou nascido no RS, nasci no Paraná, vivo aqui há 38 anos, vim de Minas Gerais, trabalhei lá onde vivi o Cruzeiro x Atlético, onde o Mineirão também fica uma loucura, além deste o Fla-Flu é forte, os clássicos de São Paulo são fortes, mas nenhum se iguala ao Gre-Nal. O Gre-Nal tem alguma coisa diferente, aqui nós vivemos em torno só disso. Então nada é maior para um narrador do que você narrar uma partida decisiva entre os dois. Mas que a dupla Gre-Nal tem uma força diferenciada não há duvida. Mesmo para alguém com 47 anos de narração, 11 copas do mundo no currículo narradas ao vivo, nada equipara, não é exagerar e também não é demagogia, nem a seleção brasileira. Claro que quando a seleção brasileira tá jogando bem, quando faz aquelas coisas que só nosso futebol brasileiro consegue fazer, mas ultimamente um Gre-Nal é bem mais gostoso que um Brasil na Copa do Mundo.

 

Leitura Dinâmica: Qual o momento como narrador, tanto para Internacional quanto para Grêmio, mais emocionante da sua carreira de narrador?

Haroldo de Souza – Olha meus amigos do Leitura Dinâmica da 92FM da minha querida cidade de Três Passos, alias tenho vários amigos aí, o gol mais emocionante narrado pelo Internacional foi do Figueroa em 1975 quando o Internacional foi pela primeira vez campeão brasileiro, eu recém tinha chegado aqui, 10 ou 11 meses e aquele gol foi para mim o mais emocionante, muito mais do que o gol de Adriano Gabiru (na final do mundial de 2006 contra o Barcelona). O gol mais emocionante do Grêmio foi o de Baltazar, contra o São Paulo no Morumbi, Baltazar “o artilheiro de Deus” quando o Grêmio foi campeão brasileiro de 1981, não foi o de Renato na final do Mundial Interclubes diante do Hamburgo da Alemanha em 1983. Já na seleção brasileira, a minha primeira Copa do Mundo foi a de 1970 e eu poderia citar vários gols daquela equipe fantástica, mas o momento em que mais me emocionei foi naquela cabeceada do Pelé que o Gordon Bancks defendeu (lance que é citado até hoje como a maior defesa de todos os tempos), num jogo entre Brasil x Inglaterra, onde o rei cabeceou de cima para baixo e Bancks fez uma defesa fantástica. Eu me emocionei pela conjuntura do jogo confuso, difícil, eu iniciando na carreira e a partir daquele momento o Brasil engrenou, deslanchou e venceu a Copa do México.

 

Leitira Dinâmica: Haroldo para finalizar nosso bate papo do Leitura Dinâmica gostaria de saber e relação a sua carreira política, da sua fase atual como vereador em Porto Alegre, você que é defensor das causas nobres e defensor das pessoas menos favorecidas. E quais seus próximos planos da carreira política?

Haroldo de Souza – Rafael e Douglas o seguinte: Estou no 3º mandato e não sei se vou ou não no ano que vem ser candidato. A minha única paixão é aquilo que faço a 47 anos que é narrar futebol. Agora mesmo eu tava aqui pensando com os meus botões nós temos 85 ambulâncias paradas por questões burocráticas no estado, é duro ou quer mais? Isto é falta de vergonha na cara de alguém. Eu sou político mas não sou de atacar. Mas com a atual conjuntura eu não sei se continuo. Política pra mim deixa assim, mas o rádio esportivo, fala comigo que eu tô disposto a entrar na briga e vamos que vamos, que é necessários ser feliz ao menos no futebol.

 

Leitura Dinâmica: Muito obrigado pela sua participação e muito sucesso e que você possa narrar o tricampeonato de um dos nossos clubes na Taça Libertadores.

Haroldo de Souza – Obrigado pessoal eu fico muito feliz por terem lembrado de mim e poder falar para o Leitura Dinâmica na 92FM, um beijo no coração, e que a 92FM possa formar rede em breve com a Band Sat Sul que é onde estou agora.

 

 

Entrevista: Douglas Atkienson e Rafael Gomes (92FM)

Adaptação de Texto: Guia Crissiumal

Foto: www.haroldodesouza.com

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos