Notícia

Curiosidades - 31/10/2016 - Nascimento de bezerro com duas cabeças foi registrado no interior de Crissiumal


Animal estava morto

Um fato curioso chamou a atenção da família do agricultor Onírio Nass, na localidade de Mato Queimado no interior de Crissiumal.

 

Na madrugada de domingo, dia 30 de outubro, uma vaca pariu um bezerro com duas cabeças, algo bastante raro.

 

A veterinária que auxiliou a família Nass na cesárea destacou que a anomalia é causada por uma má formação celular de uma gestação que seria de animais gêmeos. O embrião não conseguiu se dividir corretamente, e os dois fetos que eram para se formarem separados começam o desenvolvimento com alguns órgãos separados, mas a maior parte do corpo é um só.

 

Janine Nass, filha de Onírio relatou a reportagem do Guia Crissiumal que o animal é da raça holandês e que o parto ocorreu cerca de 20 dias do prazo de gestação normal da vaca.

 

A família Nass há muitos anos possui um tambo de leite em Mato Queimado, sendo um dos maiores produtores de leite do município de Crissiumal e da região, e mesmo com o constante nascimento de animais nunca havia registrado tal anomalia.

 

Em pesquisa realizada pelo Guia Crissiumal descobrimos que quase a totalidade dos casos de bovinos nascidos com duas cabeças não sobrevive ao nascimento ou morre poucas horas depois do parto.

Fotos: Janine Nass, especial para o Guia Crissiumal

Fonte: Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos