Notícia

Agricultura - 31/08/2011 - Vaca crissiumalense vence o concurso leiteiro da Expointer


Animal da propriedade de Paulo Humberto Malmmann venceu a categoria vaca jovem

As melhores produtoras de leite desta Expointer foram conhecidas na terça feira (30), depois de cinco ordenhas em 48 horas. Nesta edição do Concurso Leiteiro da raça Holandês participaram cinco vacas na categoria Jovem e outras oito na categoria Adulta. A cerimônia da vitória, Banho de Leite, foi acompanhada pelo secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi.

Na categoria Jovem a vitória ficou com uma debutante na Expointer, Mallmann 28 Vitoria Cumulus, uma vaca que não fechou os quatro anos e que produziu 60.578 kg. Daniel Mallmann, que ao lado do pai e dois irmãos toca a propriedade localizada em Linha Mirim, Crissiumal, disse que em casa ela produz 67 kg dia. Valeu a pena por ver o nosso trabalho  vitorioso, disse Daniel depois de levar o Banho de Leite dos vencedores. “Trabalhamos para isso e havia expectativa de ganhar”, disse ainda Daniel.  Em maio, ela já havia sido reservada na Fenasul.

A vitoria entre as Adultas ficou com a Granja Tang, Farroupilha, RS. Theeruel Ariana Cousteau, de seis anos, produziu 72.240 kgs, menos do que os 80 que costuma produzir em média na Granja que conta com 40 vacas em lactação. Nesta Expointer marcam presença com 13 exemplares. Roseli Tang, esposa de Marco Tang, explica que o resultado foi um somatório de boa genética com muita atenção na alimentação. A dieta dela envolve ração, silagem com milho, cevada e casca de soja além do pasto verde.

No resultado da Expointer uma curiosidade. As cabeças de categoria repetiram a Expo de Santo Augusto, 23 e 24 de junho. Ariana venceu na Adulta com 75,490 kg e Vitoria na Jovem, com 60,450 kg.

RESULTADO
        
Adulta
1º lugar- Theeruel Ariana Cousteau, Granja Tang, Farroupilha, RS.72.240 kgs
2º lugar- Tang Berenice Dundee, Granja Tang, Farroupilha, RS. 66.962 kgs
3º lugar- C. Rodrigues Broker 846 Blitz C.R., Cabanha Rottili Rodrigues, Santo Augusto, RS. 62.172 kg

Jovem
1º lugar- Mallmann 28 Vitoria Cumulus, de Paulo Humberto Mallmann, Crissiumal, RS.  60.578 kg
2º lugar-   Morena Ondina 728 Horizontina Martinho, de Jorge Fonseca, Pelotas, RS.54.020 kg
3º lugar- CR Mandyman 718 Image, Cabanha Rottili Rodrigues, Santo Augusto, RS. 52.852 kg

Texto: Ana Smidt, site da Expointer

Foto: Clic RBS

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos