Notícia

Ageleite - 31/08/2011 - Momento Leite 023


Confira os destaques desta edição

 

Destaques da edição nº.23 - Momento Leite:
- As melhores do leite na Expointer 2011
- Importações de lácteos do Mercosul voltam a preocupar
- Uruguai nega que aceita definir cotas de importação de lácteos pelo Brasil
- A influência da higiene no bem-estar e sanidade de vacas leiteiras


As melhores do leite na Expointer 2011 - As melhores produtoras de leite desta Expointer foram conhecidas na terça feira, 30 de agosto, depois de cinco ordenhas em 48 horas. Nesta edição do Concurso Leiteiro da raça Holandês participaram cinco vacas na categoria Jovem e outras oito na categoria Adulta. A cerimônia da vitória, Banho de Leite, foi acompanhada pelo secretario da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi. Na categoria Jovem a vitória ficou com uma debutante na Expointer, Mallmann 28 Vitoria Cumulus, uma vaca que não fechou os quatro anos e que produziu 60.578 kg. Daniel Mallmann, que ao lado do pai (Paulo Mallmann) e dois irmãos toca a propriedade localizada em Crissiumal, disse que na granja ela produz 67 kg dia. Valeu a pena por ver o nosso trabalho vitorioso, disse Daniel depois de levar o Banho de Leite dos vencedores.
A vitoria entre as Adultas ficou com a Granja Tang, Farroupilha, RS. Theeruel Ariana Cousteau, de seis anos, produziu 72.240 kgs, menos do que os 80 que costuma produzir em média na Granja que conta com 40 vacas em lactação. Nesta Expointer marcam presença com 13 exemplares. Roseli Tang, esposa de Marco Tang, explica que o resultado foi um somatório de boa genética com muita atenção na alimentação. A dieta dela envolve ração, silagem com milho, cevada e casca de soja além do pasto verde. (Gadolando RS)

Importações de lácteos do Mercosul voltam a preocupar - As importações de lácteos de países do Mercosul voltam a preocupar o produtor brasileiro. O volume de leite em pó importado que chegou ao Brasil, só no primeiro semestre deste ano, foi 68% maior se comparado ao mesmo período de 2010. Nos lácteos em geral, o que inclui os derivados do leite, a alta é de 30%. Em Piedade, no interior de São Paulo, os produtores de leite estão preocupados. Com o início da safra nos próximos meses, e a maior oferta de laticínios importados, a previsão é de queda nos preços. A concorrência vem principalmente da Argentina e do Uruguai. (Canal Rural)

Uruguai nega que aceita definir cotas de importação de lácteos pelo Brasil - A imprensa brasileira publicou que o Uruguai tinha aceitado começar a negociar para definir cotas de exportação de lácteos ao Brasil, mas fontes vinculadas ao Governo uruguaio e outras do setor privado consultadas pelo jornal El País negaram terminantemente e disseram que a notícia era "falsa". Segundo a notícia publicada no periódico uruguaio, não é a primeira vez que o Brasil pressiona as empresas uruguaias e o próprio Governo para que firme um acordo de cotas de vendas de leite em pó e, inclusive, em outras oportunidades, chegou a criar normas que impediram a entrada do produto no mercado. O Governo brasileiro utilizou os embargos ao leite para negociar com o presidente da República uruguaio, José Mujica, a entrada de frangos ao mercado uruguaio. Esse objetivo foi alcançado e, inclusive, foi fechado um acordo de uma cota de carne aviária que está operacional. Desde então, as exportações de lácteos se fazem com fluidez a um mercado que é fundamental para as empresas uruguaias. (Milkpoint)

A influência da higiene no bem-estar e sanidade de vacas leiteiras - A exposição das vacas a agentes causadores da mastite ocorre, muitas vezes, no ambiente onde elas vivem. O manejo de dejetos, o tipo e os procedimentos de limpeza da cama, limpeza da sala de espera e ambiente de ordenha são fatores que exercem forte influência sobre a higiene dos animais. Desta forma, a higiene das vacas leiteiras pode ser usada como um indicador do bem-estar animal, pois fornece informações sobre o bem-estar dos animais e eficiência do manejo da unidade produtora. (Milkpoint)

“Quem acredita, conquista! Fica aqui o nosso parabéns a família de Paulo Mallmann pela conquista e destaque na Expointer 2011”.

Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br ou ouça nosso programa na Rádio Metrópole.

Postado: José Valdenir Mallmann
Vídeos