Notícia

Clima - 31/07/2018 - Agosto deve ter frio intenso e chuva acima da média no Rio Grande do Sul


Mês começa com risco de geada na Fronteira Oeste

Para quem não gosta de chuva, talvez agosto venha a ser mesmo o mês do desgosto. Depois de um julho chuvoso, em que foram registrados 26 dias com precipitações no Rio Grande do Sul, os meteorologistas apontam que agosto também deve ter chuvas frequentes e volumosas, com acumulados que podem ficar até 100mm acima da média no norte e no leste do Estado.  

De acordo com a Somar Meteorologia, a chuva virá em pelo menos três episódios duradouros — a última semana do mês será mais seca. Apenas o extremo Sul terá chuva abaixo da média. Além disso, os modelos climáticos indicam que o Estado deve ser atingido por três ondas de frio nos primeiros 10 dias de agosto e por outras duas na metade do mês.

A queda da temperatura já poderá ser sentida nesta quarta-feira (1º). Segundo a Somar, o primeiro dia de agosto deve amanhecer gelado no Rio Grande do Sul. A chegada de uma massa de ar polar deve levar os termômetros a 0°C na Campanha e na Fronteira Oeste. 

Em Uruguaiana e Quaraí, onde são esperadas as menores temperaturas do dia, há risco de geada  e sensação térmica negativa pela manhã. O frio também deve ser intenso na Serra. Em Farroupilha, por exemplo, deve fazer 1°C, mas sem risco de geada.

— A geada ocorre a partir da combinação de frio e tempo aberto, condição que temos na Fronteira Oeste e na Campanha, mas não na Serra. Como há muita nebulosidade nessa região, não há chance de gear, mesmo com temperatura próxima de 0°C — explica a meteorologista da Somar Juliana Resende.

Na maioria das cidades gaúchas, a quarta-feira amanhece com temperatura abaixo de 5°C. À tarde, as marcas não devem chegar a 20°C, com exceção do norte do Estado, onde pode fazer 23°C. O sol deve aparecer em quase todo o Estado. Apenas no Litoral Norte pode ter chuva fraca e isolada devido aos ventos úmidos que sopram do mar.

Em Porto Alegre, a quarta-feira começa com sol e poucas nuvens e temperatura em torno de 8°C. À tarde, a nebulosidade aumenta, mas a máxima não ultrapassa 15°C. Na terça-feira, a Capital registrou mínima de 8,2°C e máxima de 16,8°C. 

— Por conta da massa de ar seco e frio que atua sobre o Rio Grande do Sul, podemos esperar tempo firme pelos próximos dias, mas também bastante frio. A temperatura aumenta gradualmente até o sábado, quando deve voltar a chover no Estado — afirma Juliana.

 

Como foi julho?

Julho teve chuva frequente no Rio Grande do Sul. Dos 31 dias do mês, 26 tiveram algum registro de precipitações no Estado. Porto Alegre teve o mês mais chuvoso deste ano até agora. De acordo com a Somar Meteorologia, os acumulados do mês (186,5mm) não eram tão altos na Capital desde outubro de 2017 (290,4mm).

As precipitações foram mais frequentes no leste e no sul do Estado. No Litoral Sul, o volume de chuva alcançou 220 mm, o dobro da média climatológica para julho. Por outro lado, na Região Noroeste, a chuva foi mais irregular, com valores que ficaram abaixo de 30mm nas áreas de divisa com Santa Catarina. 

O frio ocorreu sem grandes extremos e o mês fechou com temperatura acima da média na Região Sul. Além disso, o Rio Grande do Sul registrou pelo menos quatro episódios de geada ao longo de julho e teve tardes mais frias do que o esperado. 

 

Fonte: ZH

Foto: Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos