Notícia

Clima - 31/07/2011 - Semana será de muito vento e frio intenso no Estado


Ciclone pode provocar estragos e não se descarta queda de neve nos Aparados

 

A MetSul Meteorologia alerta para uma semana de muito vento e frio intenso no Estado com sensação térmica bastante baixa e madrugadas gélidas. O frio se manterá sem trégua até sábado e deve se intensificar na metade da semana, quando não se descarta até a possibilidade de neve nos Aparados da Serra e Planalto Sul Catarinense. As madrugadas mais frias devem ser sentidas entre quinta e sábado, quando a nebulosidade diminuir e o ar ficar mais seco. Porto Alegre pode ter entre 1ºC e 3ºC na sexta, e o interior registrará marcas negativas com geada forte.

Uma área de baixa pressão avança nesta segunda-feira do Norte da Argentina para o Rio Grande do Sul e traz chuva para todas as regiões no decorrer do dia, podendo chover forte em pontos isolados. A temperatura segue baixa e o vento se intensifica da tarde para a noite. Na terça, o tempo continua instável e ainda pode ter chuva forte isolada, sobretudo no Sul gaúcho. A área de baixa pressão avançará para a costa, onde deve se transformar em um ciclone extratropical. A temperatura cai ainda mais e a terça-feira terá muito frio, com marcas abaixo de 10ºC à tarde na maior parte do Estado, mas com sensação térmica bem inferior devido ao efeito do vento.

Conforme o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, o vento ganha muita força durante a terça, podendo soprar com rajadas fortes a intensas de 80 a 100 km/h, principalmente no Leste e no Nordeste do Estado, o que inclui a Capital e a costa. Em alguns pontos não estão afastadas rajadas de 100 a 120 km/h. Há risco de queda de árvores, postes, placas e de falta de energia. As rajadas vão seguir fortes na quarta e na quinta-feira no Leste do Estado com o ingresso de ar gelado a partir do Oeste, o que deixará a sensação térmica muito baixa. O mar ficará agitado com ressaca na costa gaúcha.

Na quarta-feira, a nebulosidade será variável no Estado com alternância de sol e períodos de maior nebulosidade, mas ainda há chance de chuva isolada e passageira. Já a quinta-feira deve ter sol e nuvens. O sol predomina na sexta-feira. Apesar do sol, as tardes vão seguir muito frias na quarta e na quinta-feira.

Para a MetSul, a interação entre a circulação de umidade do ciclone em afastamento no mar e o ar gelado no continente não permite descartar queda de neve nos Aparados da Serra e Planalto Sul Catarinense já na terça-feira, mas principalmente entre quarta e quinta-feira. Já a geada deve ser mais generalizada na sexta e no sábado com a menor nebulosidade, umidade mais baixa e vento fraco. Pode gear até em na Capital e região metropolitana. Na sexta-feira, quando o Estado deve ter a madrugada mais frias da semana, os termômetros podem indicar entre -2ºC e -4ºC na Serra e Aparados, e mínimas negativas ou ao redor de 0ºC na maior parte do interior.

 

Fonte: Correio do Povo / Metsul Meteorologia

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos