Notícia

Texto de Opinião - 31/05/2017 - Subir - Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra

Subir na vida é a tendência do ser humano. Promover-se ou ser promovido. É preciso ir ara o alto. Elevai-vos. Buscai as coisas do alto (Col 3,1).

O ser humano é danado. Muita gente quer subir na vida ter cargos mais importantes, estar acima dos outros. Há muitas pessoas que querem subir na vida às custas dos outros, pisando no semelhante. Há muita gente gananciosa pelo poder. Mandar e ser servido é o sonho de muita gente. O mundo consumista e materialista convida para o que dá status. Não é isto que Jesus veio ensinar. O que vale na vida é servir. Ele mesmo veio servir para nos ensinar que é a humildade que eleva o ser humano. É o serviço que faz o ser humano mais importante do que aquele que se faz servir. Jesus diz que ele é do alto e desceu para servir, para lavar os pés e dar a sua vida. Quem desceu do céu agora sobe ao céu comunica Deus com a humanidade e agora comunica a humanidade com Deus, n’Ele se realiza a verdadeira comunicação. N’Ele se realiza a comunicação de todos os tempos; presente, passado e futuro. É em Cristo que se realiza a comunicação perfeita. É Ele que desceu do céu e é Ele quem sobe ao céu na presença dos Apóstolos. Ele é o único capaz de comunicar Deus com a humanidade e a humanidade com Deus. Esta comunicação em primeiro lugar acontece na pessoa de Jesus Cristo, pois, Ele é Deus e homem. Nele acontece a comunicação com o Pai.

Deus quer se comunicar em cada ser humano. Jesus veio se comunicar com a humanidade e n’Ele a humanidade é comunicada com Deus. Quem durante a vida busca as coisas do alto, certamente se prepara para um dia ir para o alto ao encontro de Deus. É Jesus quem nos convida a buscar as coisas do alto “Buscai em primeiro lugar as coisas do Reino de Deus e tudo mais vos será dado por acréscimo” (Mt 6,33). Entre os homens não deveria existir a dominação, ou seja, escravidão. Deus criou o ser humano livre. Cada um tem o direito de progredir e se voltar para Deus.

Cristo subiu ao céu tendo completado a sua missão. Oxalá! Cada um de nós consiga realizar a sua missão durante a vida para um dia podermos ir para o alto, ou seja, para o céu, onde só existem coisas do alto e para lá não se leva nada de mundano.  Deus não nos criou para o mundo. Para buscar as coisas do alto é preciso se desapegar das coisas aqui de baixo, deixar as coisas terrenas e se ocupar com as coisas do alto para um dia sermos membros do alto.

Amigos e amigas! Busquemos as coisas do alto durante a vida para depois sermos do alto eternamente.

Ariquemes, 31/05/17 Pe. Renato José Rohr, scj.

Postado: Leila Ruver
Vídeos