Notícia

Curiosidades - 31/05/2016 - A história de longevidade de Idalina Ruppenthal, com 100 anos de idade


Familiares ainda residem em Crissiumal

O Guia Crissiumal traz nesta semana aos internautas duas bonitas e interessantes histórias de longevidade, uma de uma mulher que residiu em Crissiumal e outra de uma mulher que ainda reside em Crissiumal.

 

A primeira, contada hoje, é de Idalina Ruppenthal, que recentemente completou 100 anos de idade e atualmente reside em Venâncio Aires, mas que por vários anos residiu em Crissiumal, onde mantém grande parte de sua família.

 

Filha de Augusto e Joana Schlosser, primogênita, nasceu ao primeiro dia do mês de fevereiro de 1916 em Linha Brasil, 5º Distrito do município de Venâncio Aires, onde viveu até a fase adulta. Teve 4 irmãos sendo que permanecem vivos ela a mais velha e o irmão caçula Osmar Schlosser.

 

Casou-se em 1935 aos 18 anos com Edmundo Ruppenthal, ele nascido em 1915 e faleceu dia 19/01/1981. Foi nesta mesma localidade em Linha Brasil, que viveram a vida de matrimônio e constituíram sua família. Em 1956 o casal de agricultores decidiu desbravar novos rumos com o objetivo de conquistar uma vida melhor, e transferiram-se com toda a família para Crissiumal, onde viveram uma vida promissora por 21 anos na Localidade de Zona Quantz.

 

Em 1977 retornaram ao município de Venâncio Aires, a terra natal, onde a Senhora Idalina vive até os dias de hoje, sob os zelosos cuidados da sua filha Ronisa Pott e netos. 

 

O casal teve 14 filhos, sendo que 11 ainda são vivos. O filho mais velho Alcido com 80 anos, Anila, Waldomiro, Renati (em memória), Iloni, Alice, Elemar (em memória), Pedro Nilo, Astor (em memória), Romeu, Ronisa, Silveria, Adelia e a caçula Sônia com 55 anos.

 

Por intermédio desta grande família, a Senhora Idalina tem a felicidade de dividir sua história com 35 netos, 49 bisnetos e 7 tataranetos, compondo uma família com 105 descendentes. Neste ano ao completar um centenário, a Vó Ida como é carinhosamente chamada pela família, mantem viva muitas histórias de alegria e superação, que se perpetuam em cada dedo de prosa com filhos e netos na hora do chimarrão.

 

Na época que residiu em Crissiumal, Idalina teve uma vizinha, uma grande amiga que também completará 100 anos em breve, sendo que ainda nesta semana estaremos publicando um pouco da história dela também.

 

Abaixo algumas fotos da família Ruppenthal:

 

 

 

 

 

 

Fonte e fotos: Vera Ruppenthal Cardoso / Especial para o Guia Crissiumal

Edição: Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos