Notícia

Vera Academia - 31/03/2017 - Coluna Vera Academia dia 31032017


É no ritmo delas

 

Exercícios são bem-vindos a homens e mulheres, mas existem peculiaridades para que a ala feminina tire melhor proveito deles. E há um reflexo disso inclusive no dia a dia: aquele que já foi chamado de sexo frágil marca cada vez mais presença nos parques e nas academias para desfrutar das vantagens da atividade física. 

As respostas do organismo feminino aos estímulos do treinamento são semelhantes às masculinas. Não existe nenhuma contraindicação. A mulher pode fazer tudo que um homem faz sem problema algum. Pesquisa recente que avaliou em mais de 90 mil mulheres com idade média de 36 anos, os efeitos de mexer o esqueleto na prevenção da doença cardiovascular, concluiu que uma hora de exercício aeróbio por semana, e aqui fala-se de trote ou natação, chega a reduzir em 26% o risco de entupimento nas artérias. Aquela que pratica duas horas e meia de caminhada em passos rápidos com essa frequência encararia uma probabilidade 35%menor de sofrer do coração. Esportes mais intensos, como tênis e corrida, apresentam um impacto ainda maior na proteção contra ataques cardíacos.

Mas, ainda que não seja um empecilho em si, existem algumas particularidades que merecem ser consideradas quando a ala feminina vai escolher e praticar alguma modalidade. Por uma questão hormonal, as mulheres tendem a ter massa muscular menor, o que se traduz em menos força. A composição corporal também influencia: como possuem naturalmente as pernas mais arqueadas, correm maior risco de enfrentar problemas nos joelhos. Daí a importância da mulher fazer atividades físicas, como a musculação, para desenvolver massa muscular e a força.

Outro fator que diferencia as moças dos rapazes é o ciclo menstrual. Tem mulheres que ficam deprimidas e se sentem mais cansadas. Aí preferem não se exercitar. Por outro lado, a atividade física pode ajudar a amenizar cólicas menstruais e sintomas da tensão pré-menstrual, a TPM, principalmente por causa da liberação das endorfinas, um analgésico natural. Conhecendo seu corpo e individualizando as recomendações, é mais fácil criar e aproveitar uma rotina saudável de exercícios.

Estilo de vida balanceado não se restringe apena a suar a camisa. Mulheres em idade fértil devem estar bem abastecidas de ferro, cálcio e proteínas para garantir massa muscular. Não fumar também é essencial, já que um cigarro por dia pode dobrar o risco de morte, até porque aumenta demais a probabilidade de infartos e derrames.

Postado: Leila Ruver
Vídeos