Notícia

Saúde - 31/01/2019 - Hospital de Crissiumal irá ampliar atendimento na saúde mental


Quatro novos leitos foram habilitados

O Hospital de Caridade de Crissiumal irá ampliar o atendimento em saúde mental. Foi publicada nessa semana do Diário Oficial do Estado resolução sobre leitos de saúde mental ampliando em 4 o número de leitos do Hospital de Crissiumal, passando a um total de 10 leitos com financiamento federal. Antes apenas 2 tinham financiamento federal e 4 financiamento estadual.

Esse importante serviço tem sido prestado há alguns anos na casa de saúde crissiumalense, sendo referência regional.

Nesta semana a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes Religiosos e Filantrópicos do RS emitiu nota a respeito de pagamentos do Estado aos Hospitais.

O Presidente André Lagemann, o Vice Presidente, Luciney Bohrer e o Superintendente, Jairo Tessari, estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (30) com a Secretária da Saúde, Arita Bergamnn, Secretária Substituta, Aglaé da Silva, Diretora do Fundo Estadual de Saúde, Meriana El Kek e Diretora do DAHA, Lisiane Fagundes.

As informações repassadas são as seguintes:

* o pagamento dos 30% do MAC de dezembro seria efetuado nessa quinta (31) ao longo do dia.

* a forma de pagamento do saldo remanescente dos programas de 2018 (metade de setembro e integral outubro: R$101 milhões já empenhados) serão anunciados na próxima semana pelo Governador Eduardo Leite. Novembro e dezembro de 2018 ainda estão sem definição.

Nos próximos dias as Linhas de Crédito devem ser definidas.

Ainda, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse nesta quinta-feira (31) que o governoestuda rever modelos de contratos usados para repasse de recursos a hospitais públicos. Atualmente, parte das instituições recebe valores fixos para custeio de serviços de média complexidade, como exames e algumas cirurgias eletivas. Para ele, porém, esse modelo tem levado alguns hospitais a prestarem menos serviços que o esperado. 

Postado: Leila Ruver
Vídeos