Notícia

Geral - 31/01/2012 - Programa Gaúcho de Microcrédito será implementado em Crissiumal


Presidente da ICC esteve em Crissiumal na semana passada

Na semana passada esteve em Crissiumal visitando o Prefeito Municipal em exercício Carlos Ernesto Grun, o Presidente da ICC ( Instituição Comunitária de Crédito) do Médio Alto Uruguai e Região Celeiro, José Enedir Francisco. Na ocasião Francisco explicou que a ICC é uma ONG criada em 2002 no Governo Olívio Dutra, com a finalidade de fomentar o desenvolvimento local, e especialmente os Micro e Pequenos Empreendedores, Micro e Pequenos Produtores e dos Micro e pequenos  empresários. A Instituição procura emprestar recursos a um custo barato para facilitar a vida e o desenvolvimento desses Empreendedores. O Programa Gaúcho de micro crédito foi criado no final do ano passado pelo Governo Tarso, através de Lei aprovada pela Assembléia Legislativa, exatamente porque o Governo está preocupado com o crescimento do Estado do Rio Grande do Sul. Importante salientar que o Programa de Micro Crédito também existe a nível Nacional, o qual foi implementado pelo Governo Federal através da Presidenta da República Dilma Roussef.

O Programa é dirigido à aqueles Empreendedores que não têm acesso ao sistema tradicional de crédito. Segundo José Francisco, os recursos são provenientes do BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento), geridos pelo Banrisul e de algumas ONGs  que foram criadas, como a exemplo a ICC, e outras que atuam em diversas regiões, como Santa Maria , Bagé e Caxias, que tem a finalidade de executar esse Programa. Francisco informou que o Programa também conta com parcerias de Prefeituras Municipais. No caso de Crissiumal a Prefeitura já assinou convênio com o Banrisul e já aderiu o mesmo a nível de Estado. Após a assinatura de convênio com a ONG que é a ICC que será a executora do Programa, será treinada uma pessoa aqui do Município para atender os Micro e Pequenos Empreendedores. Terão direito a participar do Programa Gaúcho de Micro Crédito, todas as pessoas que fazem alguma atividade produtiva no Município, esteja ela como Empresa formalizada , registrada ou não, a exemplo; cabeleireiro, padeiro , agricultor, não havendo necessidade de ter conta em Banco, ela faz o seu pedido para investimento ou capital de giro, sendo que posteriormente um agente visitará o solicitante em seu negócio ou empresa, realizando após o cadastro a solicitação de liberação dos recursos.

Conforme Francisco, é indispensável a condição de avalista para participar do Programa que estabelece algumas exigências, dependendo da quantidade de valor pretendido, o que deverá ser compatível com o recurso que a pessoa irá tomar. Ele acrescentou que o limite de saque por pessoa é até R$ 15.000,00 e que a renda anual da mesma não poderá ultrapassar  R$ 120.000,00 por ano. O valor poderá ser pago em 4 vezes ou em 24 vezes, se for para investimento o pagamento poderá ser efetuado em até 24 vezes, se for para  comprar mercadorias, capital de giro, deverá fazer a devolução em 4 meses, com juro de 8% ao ano. Maiores informações em relação a data de início do Programa para o Município de Crissiumal, a qualquer momento através da imprensa local.

Fonte: Mauri Kohls (Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Crissiumal)

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos