Notícia

Saúde - 30/11/2017 - Aapecan Ijuí esteve em Crissiumal divulgando seu trabalho na ajuda de pacientes que se tratam de câncer


Instituição apoia pessoas com Câncer

Crissiumal recebeu na manhã desta quinta-feira (30) a visita de integrantes da entidade Aapecan – Associação de Apoio a Pessoas com Câncer de Ijuí. 

A convite da Aapecan o Guia Crissiumal acompanhou a visita das integrantes da instituição ao Gabinete do prefeito municipal Roberto Bergmann.

A psicóloga, Márcia Carvalho, a operadora de marketing, Valéria Almeida, e a assessora de comunicação, Taciana Ribas estiveram em Crissiumal.

O prefeito Roberto Bergmann destacou que o município de Crissiumal é favorável a todas ações positivas na área da saúde.

A Aapecan é uma entidade que não visa lucro, uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que, atende gratuitamente pessoas com diagnóstico de câncer em situação de vulnerabilidade. Atualmente, a entidade conta com 14 unidades de atendimento e nove Casas de Apoio no Rio Grande do Sul.

Frente à fragilidade socioeconômica e emocional que a doença provoca no paciente e em toda a família, A Aapecan oferece acompanhamento com assistentes sociais e psicólogos, os quais acolhem, orientam e identificam as necessidades dos que buscam ajuda em uma das unidades. Também são realizados atendimentos individuais, grupos de apoio, encontros, visitas domiciliares, oficinas, confraternizações e passeios.

Em 21 de janeiro de 2011, foi inaugurada a primeira Casa de Apoio. Atualmente, distribuídas em nove cidades do RS, a Aapecan hospeda e oferece quatro refeições diárias a pacientes vindos de outros municípios para tratamento oncológico como quimioterapia e radioterapia nos hospitais de referência. O serviço está disponível em Porto Alegre, Caxias do Sul, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Uruguaiana, Ijuí, Lajeado e Pelotas. Inclusive crissiumalenses são atendidos em Ijuí.

A AAPECAN se mantém com a ajuda de todos. Recursos são arrecadados junto à comunidade, com campanhas via telemarketing, ações de divulgação, parcerias e promoções. Para retribuir a ajuda da comunidade a Aapecan através de seu Programa de Promoção a Saúde realiza palestras e ações educativas em empresas, escolas, Instituições com o intuito de reeducar a população para a promoção de saúde e a prevenção dos adoecimentos, e em especial a prevenção dos mais variados tipos de câncer.

Para contato com a casa de apoio, os interessados em colaborar e obter maiores informações devem contatar a entidade através do telefone (55) 3333-0289 e no site www.aapecan.org.br para fazer doações diretamente no site o link é o: https://www.aapecan.com.br/doacoes.

 

Fonte / Foto: Guia Crissiumal

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos