Notícia

Curiosidades - 30/10/2016 - Quati foi fotografado no interior de Crissiumal


Animal estava ao lado da estrada que liga Crissiumal a Tiradentes do Sul

Nos últimos tempos, por várias vezes, moradores do interior de Crissiumal relataram sobre a existência de bandos de quatis, um pequeno mamífero carnívoro, que tem o porte de um cão médio, mas que ninguém havia fotografado ainda que se tenha o registro.

 

Durante a tarde deste domingo (30), quando a reportagem do Guia Crissiumal percorria o trajeto entre Tiradentes do Sul e Crissiumal, em um local à beira da estrada principal que liga as duas cidades, foi possível fazer a foto.

 

“Visualizamos o animal, e mesmo com a precariedade de ter que fazer a imagem de dentro de um carro e ainda somente com o telefone celular, conseguimos captar a foto”, destacou o editor do Guia Crissiumal Clecio Ruver.

 

Quatis eram vistos com frequência pelo interior de Crissiumal há alguns anos.

 

Veja o que o site Plantas de Aquário fala sobre o Quati:

Nome Popular: Quati

Nome científico: Nasua nasua

Características: Comprimento:60 cm mais 70 cm de cauda. Cauda semi preênsil, com as características riscas escuras transversais, a qual é mantida ereta(erguida) quando eles andam. 

Pêso: pode atingir até 11kg

 

Vivem até 15 anos, e depois de adultos têm uma ninhada por ano. Vivem normalmente em grupos (fêmeas e filhotes), mas os machos depois de adultos vivem isolados, e só se juntam ao bando na época de acasalamento (fim da primavera). A gestação dura em torno de 70 dias, e nascem de 2 a 6 filhotes, geralmente em ninho feitos, aproveitando ocos de árvores, onde passam o primeiro mês de vida. Se alimentam de frutas, minhocas, insetos, ovos, e até legumes. Ao pilhar um pomar, alguns sobem nas árvores derrubando as frutas, enquanto o restante fica no chão saboreando o que cai, mas sempre tem algum em alerta quanto aos perigos, e se necessário emite um guincho de aviso. Quando acuados ou se ouvem algum estrondo forte, despencam de onde estão, e fingem-se mortos, e ao menor descuido saem em desabalada carreira. Dormem em cima de arvores enrolados em forma de bola e só descem depois do amanhecer, quando é comum se ouvir muitos guinchos. Existem 4 espécies, que habitam do Panamá até a Argentina.

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos

Intercâmbio sobre primeiros socorros na Abemec com o Projeto Capacitar para Prevenir




Primeira rodada Campeonato CAD 2017




Sexta-Feira - 24/11/2017 II Festa das Borboletas

Salão Evangélico, com jantar e desfile de modas.Animação Gerasom e DJ Andreia.R$ 25,00 só para mulheres.

Sábado - 25/11/2017 Noite Cultural em Vila Bender

20h30min: Apresentações artísticas do Grupo Marcas do Sul, da Escola La Salle; e um show especial com o Grupo GEMP. Ingresso 1kg de alimento não perecível.

Domingo - 26/11/2017 Festa do Sentinela de Esquina Butiá

Jogos amistosos pela manhã, almoço ao meio dia e boa música na animação.

Sábado - 02/12/2017 Baile da cuca e da linguiça da AFPM

Local: Sede Social - Animação: Sonho Musical - Fichas com os associados

Sábado - 09/12/2017 Baile da cuca e linguiça

Zona trentini.Animação Luiz Carlos e Banda.Ficha com a diretoria. R$ 40,00 casal. ou fone 9 9964-9484