Notícia

Curiosidades - 30/10/2016 - Quati foi fotografado no interior de Crissiumal


Animal estava ao lado da estrada que liga Crissiumal a Tiradentes do Sul

Nos últimos tempos, por várias vezes, moradores do interior de Crissiumal relataram sobre a existência de bandos de quatis, um pequeno mamífero carnívoro, que tem o porte de um cão médio, mas que ninguém havia fotografado ainda que se tenha o registro.

 

Durante a tarde deste domingo (30), quando a reportagem do Guia Crissiumal percorria o trajeto entre Tiradentes do Sul e Crissiumal, em um local à beira da estrada principal que liga as duas cidades, foi possível fazer a foto.

 

“Visualizamos o animal, e mesmo com a precariedade de ter que fazer a imagem de dentro de um carro e ainda somente com o telefone celular, conseguimos captar a foto”, destacou o editor do Guia Crissiumal Clecio Ruver.

 

Quatis eram vistos com frequência pelo interior de Crissiumal há alguns anos.

 

Veja o que o site Plantas de Aquário fala sobre o Quati:

Nome Popular: Quati

Nome científico: Nasua nasua

Características: Comprimento:60 cm mais 70 cm de cauda. Cauda semi preênsil, com as características riscas escuras transversais, a qual é mantida ereta(erguida) quando eles andam. 

Pêso: pode atingir até 11kg

 

Vivem até 15 anos, e depois de adultos têm uma ninhada por ano. Vivem normalmente em grupos (fêmeas e filhotes), mas os machos depois de adultos vivem isolados, e só se juntam ao bando na época de acasalamento (fim da primavera). A gestação dura em torno de 70 dias, e nascem de 2 a 6 filhotes, geralmente em ninho feitos, aproveitando ocos de árvores, onde passam o primeiro mês de vida. Se alimentam de frutas, minhocas, insetos, ovos, e até legumes. Ao pilhar um pomar, alguns sobem nas árvores derrubando as frutas, enquanto o restante fica no chão saboreando o que cai, mas sempre tem algum em alerta quanto aos perigos, e se necessário emite um guincho de aviso. Quando acuados ou se ouvem algum estrondo forte, despencam de onde estão, e fingem-se mortos, e ao menor descuido saem em desabalada carreira. Dormem em cima de arvores enrolados em forma de bola e só descem depois do amanhecer, quando é comum se ouvir muitos guinchos. Existem 4 espécies, que habitam do Panamá até a Argentina.

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos

Tupi x Selecionado Regional 2017




Pré Assembleia Cresol 2017




Domingo - 26/02/2017 Festa do Ipiranga de Linha Concórdia

Jogos de futebol pela manhã, almoço ao meio dia e durante a tarde boa música com Cia do Trombone.

Terça-Feira - 28/02/2017 Baile com Danúbio Azul e Show com Baitaca

Local: CTG Estância da Saudade Início: 20h30min Ingressos no Cachorrão Central

Terça-Feira - 28/02/2017 Festa da Confraria Colorada de Crissiumal

Programação ao longo de todo o dia, com Almoço Festivo e a presença do Campeão Mundial Adriano Gabiru. No Clube Aquático Dourados.

Sábado - 11/03/2017 Festival da Canção do Tupi

A partir das 20 hs no Paroquial Evangélico. As inscrições terão o custo de R$ 15,00. Contatos e demais informações podem ser obtidas com o fone: (55) 991770444