Notícia

Texto de Opinião - 30/08/2017 - Que alegria - Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra

Quando nascemos fomos motivo de muita alegria. Vivendo bem e sendo bons para os outros ou acolhendo a alguém provocamos alegria. Nós mesmos nos alegramos quando nos sentimos úteis. O ser humano se sente bem quando é causa de alegria.

Alegria é sinal de felicidades. É fruto do bem. A alegria é contagiante. Basta ver uma criancinha sorrindo para ficarmos contagiados. Há pessoas que sempre estão sorridentes, felizes e fazem outras pessoas se sentirem felizes. É evidente que o cristão não busca alegrias passageiras, mas buscamos a alegria eterna, e para alcançar esta é preciso renunciar às alegrias passageiras do mundo. “O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo” (Mt 13,44). A alegria não acontece por acaso, mas ela é preparada, buscada para se tornar realidade. Há gente que deseja a alegria, espera que ela venha. Não é uma loteria, não se compra, é uma busca e uma conquista. Felizes são as pessoas, que vivem a vida, do dia a dia, com alegria. Felizes são as pessoas que conseguem irradiar alegria, são como fontes que abastecem e quanto mais a partilham mais felizes se sentem.

Para muita gente que passa por dificuldades, talvez, nem tudo é alegria, mas é importante, mesmo num túnel descobrir a luz que dá sentido à vida. A motivação pessoal, saber olhar para além da cruz, nos faz imitar Jesus que além da cruz e morte Ele via a sua ressurreição. Não podemos ficar estagnados nos atoleiros dos obstáculos ou dificuldades, o cristão, sempre, deve olhar para além da cruz. Quanta alegria surge com a ressurreição. Vida nova para os apóstolos. A esperança se torna realidade para os que acreditavam, mesmo, sem entender.

Já o profeta Isaias dizia; “gritem bem alto e cantem de alegria, habitantes de Sião, pois grande é o Santo de Israel no meio de vocês” (cfr. Is 12,6). Sem dúvida, é a presença de Deus que é motivo de alegria na vida das pessoas. Viver para Deus e com Deus torna a vida feliz porque a vida só se torna plena com Deus. O cristão, pelo fato de ser cristão, deve ser alguém feliz e realizado. São Paulo também nos diz: “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl 4,4). A verdadeira alegria do cristão é estar com Deus. São Lucas nos diz: “alegrai-vos porque vossos nomes estão escritos no céu” (cfr. Lc 10,20). Viver a religião, este contato, e constante volta a Deus nos dá a esperança de um dia vivermos nas alegrias eternas. O fato de estar unido a Deus deve provocar na pessoa uma alegria que se irradia aos outros. Se o mal-estar de alguém contagia, quanto mais contagiante é a alegria das pessoas. A alegria de alguém pode ser motivo de outras pessoas se sentirem atraídas a fazerem a mesma experiência.

Amigos e amigos! Pensemos por um instante: vivemos com alegria? Na alegria, de estarmos com Deus, saibamos contagiar as pessoas e o mundo que nos cerca.

Ariquemes, 30/08/17 Pe. Renato José Rohr, scj.

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos