Notícia

Texto de Opinião - 30/08/2017 - Os benefícios da leitura para as crianças


Por professora Samara Cristiane Hanauer Janke

https://www.blink102.com.br/incentivando-leitura-infantil-com-criancas-lendo-para-criancas/

 

Sabe-se que a leitura é uma atividade que promove a aprendizagem em diversos aspectos. Além de auxiliar na concentração, melhora a dicção, aprimora o vocabulário do leitor fazendo com que este melhore a sua produção escrita. Também desenvolve a imaginação e a criatividade.

Quando as crianças adentram o Ensino Fundamental se deparam com as situações de aprendizado da leitura e da escrita. Para algumas é um momento de grande prazer e para outras causa medo, aflição e angústia.

Algumas delas chegam ao primeiro ano com dificuldades na sonorização de algumas letras, que é percebida na fala das mesmas. A maior dificuldade que se encontra é a pronuncia da letra “R”. Muitas crianças não conseguem sonorizar tal letra, reproduzindo outro som, por exemplo, a letra “L”.

Com a iniciação da leitura, essa dificuldade, na maioria das vezes, acaba sendo superada, pois para conseguir ler a criança se concentra intensamente e acaba se esforçando mais na sonorização correta das letras e sem perceber acontece a superação. Se o problema persistir, é importante que a família procure atendimento especializado com um fonoaudiólogo para auxiliar na superação da dificuldade.

Quando a criança tem contato com o universo escrito ela tem sua curiosidade aguçada pelo significado das palavras que não conhece. Quer saber o que é, o que significa e com isso acaba por incorporar esta palavra ou expressão em seu vocabulário diário. Como as crianças “copiam“ as palavras que falamos, fazem o mesmo com as palavras que leem. 

Ainda quanto ao contato com palavras desconhecidas, é importante que se mostre as crianças a importância do dicionário e seu uso no cotidiano, pois até mesmo os adultos sentem dúvidas quanto à grafia correta de algumas palavras em certas situações.

Atualmente, muitos livros que estão sendo publicados não trazem nenhuma palavra escrita. Os autores estão se preocupando com a imaginação e criatividade das crianças, pois somente com as imagens, cada leitor pode criar a história de sua forma e usar o seu próprio vocabulário na verbalização, valorizando assim as singularidades e as peculiaridades de cada um.

Cabe a nós, pais e professores, fazer com que nossos filhos e alunos tenham o máximo contato possível com a leitura, seja de imagens, palavras, frases ou textos. Temos o dever de ajudar para que aprimorem a cada dia o seu aprendizado e que, futuramente, possam ser adultos capazes de “ver” e “ler” o mundo de forma mais crítica e humana. 

 

Samara Cristiane Hanauer Janke

Professora alfabetizadora na E. M. E. F. Rotermund

Graduada em Pedagogia

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos