Notícia

Agricultura - 30/08/2011 - Fetag iniciou programação na Expointer


Confira a agenda da Fetag na Expointer

 

A Fetag iniciou nesta segunda-feira (29), às 14h, com o lançamento do Jornal Especial da Fetag com as Experiências Exitosas da Educação do Campo a sua programação de eventos paralelos – painéis, reuniões e seminários - ao Pavilhão da Agricultura Familiar, onde estão 247 empreendimentos em 167 estandes, entre os quais 125 ligados à Federação.

Um total de 16 escolas do meio rural estão nesta 34ª Expointer para mostrar o que estão fazendo em busca de uma nova educação rural, que englobe as peculiaridades da agricultura familiar no intuito de trazer para a sala de aula os costumes, a forma de vida do homem e da mulher do campo.

A coordenadora de Mulheres da Fetag, Inque Schneider, diz que falar em Educação do Campo no movimento sindical é muito significativo, quando se acredita que ela é fundamental para transformar a realidade. “Tendo presente que o jovem abandona o meio rural para buscar alternativas de vida na cidade, nos comprova que os alunos recebem uma formação que direciona para a vida urbana. Os livros didáticos trazem muito pouco ou quase nada em seus conteúdos relacionados à vida do campo, mas sim experiências vividas nos centros urbanos”, observa.

Inque explica que entre as poucas escolas que sobreviveram no meio rural, tem aquelas que fazem a diferença – muitas delas estão aqui na Expointer - e partiram para mudanças bastante significativas, no simples fato de trabalhar com os alunos a realidade de suas comunidades. “As escolas trazem para a instituição o saber dos pais e os comprometem com a educação de seus filhos”, relata.

A assessora de Formação e Gênero da Fetag, Sonilda Pereira, lembra que a educação vem sendo apontada pelos movimentos sociais e pelas autoridades governamentais comprometidas com o bem estar da sociedade como um dos instrumentos fundamentais para que se chegue a condições razoáveis de vida que todo o ser humano necessita e merece. E para que isto aconteça, acredita Sonilda, são necessários compromisso, esforço, solidariedade e ética na construção de políticas públicas que atendam as demandas das populações rurais.
 

Mais informações: Inque Schneider – (51) 9325-0155 / Sonilda Pereira (51) 9324-9561
 
 
Confira a agenda da Fetag na Expointer:
Dia 30/08 – 14h – Reunião da Comissão de Política Agrícola da Fetag para discutir a proposta do governo sobre endividamento agrícola, na Casa da Fetag;
Dia 31/08 – 9h – Sustentabilidade Ambiental e Agricultura Familiar como Estratégia para o Enfrentamento da Erradicação da Pobreza no Brasil na Casa da RBS;
Dia 31/08 – 19h – Fetag presta homenagem ao ex-governador Olívio Dutra, ao ex-secretário da Agricultura, José Hermeto Hoffmann, ao ex-prefeito de Esteio, Vanderlan Vasconselos, e ao ex-presidente da Fetag, deputado Heitor Schuch, pelo desenvolvimento da agricultura familiar, especialmente na construção de 12 anos de trabalho na Expointer, no Pavilhão da Agricultura Familiar;
Dia 1°/09 – 9h - Seminário da Previdência Social no auditório do Pavilhão da Agricultura Familiar; e
Dia 03/09 – 9h - Reunião com direção da Fetag e Cooperagroart.
 

Assessoria de Imprensa – Luiz Fernando Boaz (51) 9314-5699


Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos