Notícia

Curiosidades - 30/07/2020 - Crissiumalense Aldino Klein completou 104 anos


Guia Crissiumal esteve com Aldino no ano passado

Crissiumal pode se orgulhar de ter entre seus habitantes um morador centenário. Aldino Klein completou 104 anos de idade no dia 25 de julho.

No ano passado o Guia Crissiumal esteve com Aldino, a pedido de familiares. Neste ano, em virtude da pandemia, o site evita entrevistas com contato, inclusive tendo cancelado algumas entrevistas em vídeo já marcadas.

Seu Aldino nasceu em Arroio Grande, hoje Arroio do Meio, no Vale do Taquari, no dia 25/07/1916. Casou-se com Anna Celia Gerhard no dia 19 de abril de 1941 em Arroio do Meio RS. A esposa viria a lhe deixar no dia 11 de novembro de 1991, quando já residiam em Crissiumal.

O casal teve oito filhos e quatro filhas, sendo eles Arvin (falecido), Lelia, Nelson (falecido), Rufino, Antonio, Lidia, Alvício, Noe, José, Liria, Julia e Mirta. São vinte e três netos, dezesseis bisnetos e dois tataranetos.

O casal, quando veio do Vale dos Sinos foi residir no município de São Martinho. Depois, residiram em Boa Vista do Buricá, em Linha Gaúcha Três Passos, hoje Tiradentes do Sul, por 40 anos e há mais de trinta anos reside em Crissiumal.

O tataravô de Aldino veio da Alemanha para o Brasil em um navio.

Ele não come produtos industrializados, sendo o feijão o seu principal alimento, mas falou também a reportagem do Guia Crissiumal que uma polenta com molho cai bem também. Além disso, come muitas verduras e legumes que são produzidas pela própria família. Também não dispensa um ovo frito com pão de milho. Todos os dias antes do almoço Klein toma um gole de ”fio de copo”, como chama a bebida, na qual são bebidas compostas com ervas, fabricadas pela própria família, onde coloca de cada garrafa um pouco (fio).

Ele não se considera um aposentado, já que recebe apenas um benefício do Governo que nos anos 80 era concedido a pessoas com mais de 70 anos, não contemplando 13º salário ou pensão por morte do cônjuge.

Klein sempre foi agricultor. Ressaltou que dos 13 aos 80 anos sempre trabalhou duro na agricultura, sendo na época tudo manual. Hoje um dos seus passatempos prediletos é assistir TV, onde os canais preferidos são a Rede Vida e a TV Aparecida.

Ele está lúcido, gosta de conversar e de fazer brincadeiras. Quando perguntado sobre o segredo para atingir essa idade, ele sorriu e disse caminhar e trabalhar bastante e sempre estar de bem com todos, inclusive com Deus.

Relembre nossa entrevista em vídeo feita com ele no ano passado. Para melhor entendimento dos internautas traduzimos as mesmas em texto:

Postado: Leila Ruver
Vídeos